terça-feira, 15 de abril de 2014

Medicina Campeira

Medicina Campeira 

Aquele chazinho de quebra-pedra, camomila, macela, capim limão, quem nunca tomou?  Quando a vó trazia aquela bebida ( muitas vezes amarga) pra curar cólica, gripe, má digestão, quem nunca tomou um xarope caseiro ou uma infusão de folhas???

Aí estão algumas plantas muito utilizadas na medicina campeira, ou caseira!!

 

ALCACHOFRA
Artemisia alba: contém muito ferro e cálcio. Repõe os sais minerais do organismo. Usam-se as folhas da base da planta. O chá é tônico, diurético, preventivo e curativo das afecções do fígado, da bílis estômago, rins e bexiga. Útil nos casos de diabetes, colesterol elevado. Arteriosclerose, tireóide, hipertensão, asma afecções dos pulmões e doenças de pele. Evitar o chá na lactação.

ALECRIM
Rosmarinusofficinalis: toma-se o chá das folhas para clorose, inapetência, histeria, nervosismo, indigestão, tosses, bronquites e asma. Provoca suor, é depurativo do sangue, tônico para o coração e anti-reumático, é usado também para banhos de pele e do cabelo e para caspa.

ALFAZEMA
Bronquite, asma, afecções do fígado e baço, nervosismo, regulador da menstruação. Obs. em altas doses pode ser depressiva, causando sonolência. Não deve ser usado por quem tem úlcera.

ARNICA
Aplicar compressas em traumatismos, ferimentos e machucaduras. Tomar em nevralgias, coqueluches e hemorragias das vias respiratórias.

ARRUDA
Ruta graveolens: a arruda contém propriedades tóxicas. Evitar na gravidez. É normalizadora do ciclo menstrual. Boa para dor de cabeça, dor de dente e de ouvido (amassar um galhinho com um pouco d’água, ou um chumaço de algodão junto ao ouvido ou no dente). Também para gases, incontinência da urina, fraqueza dos vasos sangüíneos, calmante e como antiinfecciosa. Para ressacas, embriaguês e indigestão.

BABOSA
Aloe vera: toma-se em jejum durante uma semana para males do fígado, icterícia, prisão de ventre, bílis e estômago. O sumo triturado com mel é usado para bronquites e certos tipos de câncer. O uso interno deve ser evitado para gestantes, por quem sofre dos ovários, bexiga, hemorróidas e rins. Usa-se o líquido externamente para reumatismo, varizes, hemorróidas , doenças da pele, tumores, queimaduras e para prevenir rugas e flacidez. Embeleza e fortalece o cabelo, evitando a queda e a caspa.

BOLDO
Falso boldo – Coleeus barbatus: o chá das folhas é usado para problemas digestivos, do fígado, estômago, intestino e azia. Serve para curar a ressaca por excesso de bebida. Aplicado externamente também combate o reumatismo, a hidropsia e problemas de pele. Boldo-graudo – Vernonia condensata: o chá de uma ou duas folhas por xícara, em decocção ou infusão se usa para distúrbios do fígado, para bílis, vesícula, contra dores de cabeça e ressacas alcoólicas.

CALÊNDULA
Antiabortivo, fortalece o útero, cicatrizante de frieiras, queimaduras e alergias, anti-séptico e antiespasmódico, verrugas, brotoejas, acnes e artritismo.

CAMOMILA
Digestivo, tônico estomacal, inapetência e cólicas. Obs.: Grávidas e em lactação devem evitar o uso.

CAPIM- LIMÃO
Cymbopogon citratus: o chá é usado como digestivo, para gases, reumatismo e dores nos músculos, como calmante, nas ansiedades, para baixar a febre e provocar suor. Abaixa a pressão.

CATUABA
Tônico sexual, sono agitado, estimulante, apariente, esgotamento e fraqueza em geral.

CARQUEJA
Baccharis crispa: o chá das raízes é diurético, indicado para combater azias, males do fígado, sinusites, doenças da pele e venéreas.

CONFREI
Sinphytum officinale: usado internamente possui várias propriedades mas limita-se ao uso externo das folhas, sua inclusão em formulações de medicamentos é proibida no Brasil, necessitando ainda muitas pesquisas em seres humanos. Os rizomas secados ao sol são indicados para cicatrização de feridas e fraturas, para rachaduras na pele, nos seios, no ânus, para lavar feridas varicosas, úlceras, queimaduras, psoríase e outras inflamações.

ENDRO
Estomático, combate a acidez, digestivo, evita cólicas intestinais, inflamações da boca e da garganta, soluços.

ERVA CIDREIRA
Antiespasmódico, digestivo, sedativo para crises nervosas. Insônia e má circulação.

ERVA-DOCE
Calmante, antiespasmódica, digestivo e contra gases.

ESPINHEIRA SANTA
Analgésico, desinfetante, depurativo do sangue, combate azia, acne e doenças da pele. Obs.: Pode reduzir a produção de leite.

FUNCHO
Digestivo, combate gases, dores do estômago, infecções das vias urinárias. Obs.: Em altas doses pode ser convulsivo.

GUACO
Tosse, gripe, cicatrizante, calmante em geral. Obs.: Em altas doses pode causar taquicardia, vômito e diarréia. É desaconselhavel para crianças com menos de 1 ano e mulheres menstruadas.

GENGIBRE
Zingiber officinalis: a raiz é usada em infusão para casos de gripe, resfriados, tosses, catarro, rouquidão, bronquite e afonia, para fraqueza do estômago, cólicas e gases presos. Também com a raiz faz-se compressas para dores reumáticas e nevralgias.

HORTELÃ
Mentha spp: digestão, gases, cólicas, náuseas, como calmante dos nervos, insônia, para bílis, amarelão e como expectorante. O sumo das folhas pode ser aplicado com algodão em nevralgias, dores de dente e de cabeça, picadas de insetos, e tomados durante vários dias com mel funciona como vermífugo.

JAMBOLÃO
Contra diabetes, tosse, catarro e prisão de ventre.

LARANJEIRA
Citrus aurantiu: a flor da laranjeira em maceração tem função contra espasmos, nervosismo e insônia e com mel aplicada no rosto, funciona como antiinflamatória e bactericida, livrando a pele de impurezas. As folhas também são calmantes e combatem a insônia, febres, gripes e resfriados. O bagaço e a parte branca cura a prisão de ventre. Comer laranja em jejum estimula as funções do fígado e da bilis. Previne as doenças degenerativas por falta de vitamina C e ajuda na assimilação do cálcio.

LOSNA
Vermífugo, menstruação difícil, cólicas menstruais, fortalece o estômago, fígado e rins.

LOURO
Eczemas, picada de inseto, nevralgias, gases, bronquite, insônia, prisão de ventre.

MAÇÃ
Rica em vitaminas, diurético, desintoxicante, refrescante, regulador do intestino.

MACELA
Tônico amargo, males do estômago e perturbações gástricas.

MALVA
Malva parviflora: os vários tipos de malva, raiz e folhas, servem para qualquer tipo de infecção, de inflamação: boca, garganta, laringe faringe, olhos, ouvidos, estômago, úlceras, rins, bexiga, ovários, nervos, hemorróidas, para mau hálito, em picadas de insetos e como cicatrizante.

MANJERONA
Origanum majorana: as folhas trituradas com banha ou óleo, aplicadas em cataplasma na barriga das crianças, ajuda a expelir os gases e acalma as cólicas, aplicadas no nariz desprendem o catarro. O mesmo procedimento para dores reumáticas. Como tempero facilita a digestão, abre o apetite e evita gases e cólicas.

MANJERICÃO
Diurética, tônica, cólicas intestinais, amigdalite, faringite, estomatite.

MARACUJÁ
Calmante, age conta a insônia. Desinfetante.

MELISSA
Calmante, sonífero, afecções do estômago.

PATA-DE-VACA
Diurética, males dos rins e diabetes.

POEJO
Flatulência, enjôo, tosse, rouquidão, tônico do sistema nervoso.

QUEBRA-PEDRA
Phyllanthusnururi: as folhas em infusão, 3 xícaras ao dia, servem para eliminar cálculos renais, para problemas de inflamação dos rins, bexiga e fígado, vesícula, ácido úrico, amarelão (hepatite) e diabete. Podem ser usadas folhas e flores.

SALVIA
Salvia officinalis: além de tempero serve para o corpo e a mente. Usam-se as folhas e flores. Combate depressão, fraqueza, diabete, colesterol, males da menopausa, dificuldade de digestão, menstruação dolorosa, tosse e catarros; é estimulante, analgésica, antiinflamatória e tônica em geral. Clareia e limpa os dentes com as folhas, alivia o mau hálito, escurece os cabelos e provoca excesso de suor. Em gargarejo serve para aftas, gengivites, inflamação da garganta e laringite. Não aconselhável na lactação e gestação.

SABUGUEIRO
Provoca suor nas gripes, sarampo e varíola, Elimina ácido úrico, cálculos renais, toxinas em geral, depurando o sangue.

SALSAPARRILHA
Depurativo do sangue, diurética, sudorífica, antinflamatória, combate gota e reumatismo, auxiliar da digestão, aumenta o apetite.

SAMAMBAIA
Hérnias, úlceras, varizes.

SENE
Purgativo, laxativo, depurativo, deve ser usado com moderação.

TANCHAGEM, Tansagem
Plantago major: usam-se as folhas, sementes e raiz. Ação antiinflamatória, cicatrizante, diurética, tônica e depurativa, indicada para limpeza das vias respiratórias (fumantes), gripes, como expectorante, diarréias, inflamações nos rins e estômago. Em gargarejos funciona como antibiótica, bactericida e antiinflamatória para a garganta, ouvidos, em casos de gengivite, piorréia, laringite, amigdalite, lavagem de feridas, tumores, doenças da pele, infecções nas partes genitais, dores no bico dos seios e inflamação dos olhos. 
URTIGA
Gota, afecções da pele, úlcera, feridas, erisipela, afta, queda de cabelo, picadas. Obs.: As sementes são tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário