segunda-feira, 28 de abril de 2014

Iniciando a semana!!!

Olá amigos!!!

Muito proveitosa nossa reunião de Quarta-Feira, não foi?? Quem estava lá e participou de nossas confabulações, além de se divertir muito, recebeu dicas e também colaborou com valorosas ideias!!!
Hoje gostaria de deixar um recadinho às Prendinhas e Peões que estão iniciando agora no Tradicionalismo.

" Quando eu comecei a frequentar o CTG, ( isso em 2002), não tinha muita iniciativa, até porque não conhecia praticamente nada sobre o assunto, para participar dos eventos, concursos e atividades do CTG.
Mas, felizmente, a patronagem, naquele ano, era muito empenhada em explicar e ensinar, e tive bons exemplos para que pudesse prosseguir aprendendo cada vez mais.
Hoje, infelizmente, muito se perdeu na invernada cultural.
Os objetivos de um CTG, são claros, cultivar e perpetuar as tradições, usos, costumes gaúchos e regionais, bem como estimular a moral, a educação, a convivência em família, os valores, afinal.
A porta de entrada para este "mundo", geralmente é a invernada artística, pois, nem todos conhecem de cara as outras invernadas, e talvez seja o modo mais fácil de ingressar no CTG.
Mas, enfim, onde quero chegar com esse 'blá blá blá', é que CTG ou Centro de Tradições Gaúchas, é bem mais que sarandeio, sapateio, laço e truco... tudo teve um inicio, um porque, uma história, e é esse outro lado que está de esquecido.
Por que dançamos o maçanico? Por que laçamos? Por que participar de um CTG? São perguntas que todos devíamos fazer a nós mesmos, buscando uma resposta, que talvez seja única de cada um, mas com um único fim: Cultivar a Tradição Gaúcha! E é aí que a Invernada Cultural entra, no auxilio a cada um de encontrar uma resposta e fazer conhecer tudo isso.

Aos novos integrantes do CTG, sejam bem vindos, e peço, encarecidamente, que procurem conhecer as origens, as raízes do movimento, procurem participar mais, estudar mais, se empenhar mais, isso também ajuda fora do âmbito tradicionalista, a desenvoltura melhora, os bons hábitos são incentivados, o comprometimento, e isso se leva pra vida toda. E aos veteranos ( não de idade mas, os que fazem parte a mais tempo do CTG) sejam exemplos e também estudem  e conheçam o movimento de que fazem parte. CTG é uma família, é um ambiente saudável, onde adultos e crianças aprendem, brincam, se divertem, encontram os amigos, cultivam novas amizades, onde novas famílias se formam! A continuidade do Movimento depende mais de nós, veteranos, do que dos jovens, se não formos bons exemplos, eles pouco ligarão para a Cultura."

E assim como a Invernada de Danças é o primeiro passaporte para o Tradicionalismo, os Concursos de Prendas e Peões são o primeiro contato cultural com este novo mundo.

Os concursos não são meras competições para decidir quem é melhor do que outro, mas sim, um incentivo para que todos se empenhem em conhecer e perpetuar as tradições, não só gauchas, mas também regionais.

Meninas e meninos, mesmo que não queiram ( por enquanto) participar destes concursos, por timidez, ou por ainda não ser a hora, acompanhem , prestigiem. colaborem, estudem junto, aprendam juntos, vamos fazer da nossa entidade uma Família!


Uma boa Semana a todos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário