quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Vamos Estudar - 2ª Questão


Assinale a alternativa correta: são símbolos do Estado do Paraná, expressos na constituição:
  1. Além dos símbolos nacionais, somente a Bandeira, o Hino e o Brasão de Armas;
  2. A Bandeira, o Hino, o Brasão de Armas, o Sinete e a Araucária;
  3. A Bandeira, o Hino, a Araucária e o Sinete;
  4. Além dos símbolos nacionais, a Bandeira, o Hino, o Brasão de Armas e a Araucária;
  5. Além dos Símbolos nacionais, a Bandeira, o Hino, o Brasão de Armas e o Sinete.

Já sabe a resposta??? Confere aqui com a gente!


A resposta correta é "E"


Além dos Símbolos Nacionais, nossos símbolos oficiais expressos na constituição são:


A Bandeira;
O Brasão de Armas;
O Hino;
O Sinete.


Você pode acessar a Lei Complementar nº52 de 24 de setembro de 1990 CLICANDO AQUI , você será redirecionado para o site www.leisestaduais.com.br



Aqui no Blog já falamos sobre o Hino do Paraná: CLIQUE AQUI


O Brasão de Armas foi projetado por Alfredo Emílio Andersen, e o desenho que se encontra anexado a Lei nº 904 de 21 de março de 1910. O brasão foi modificado várias vezes, porém a figura do ceifador, idealizado por Andersen, continuou presente até a última alteração, em 1990. Já o atual brasão foi estabelecido na mesma data da bandeira, 31 de março de 1947, e restabelecido pelo Decreto-lei nº 5.713, de 27 de maio de 2002, após a decisão declaratória de inconstitucionalidade formal pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná da Lei Complementar n.º 52, de 24 de setembro de 1990.



Formam o Brasão de Armas paranaense um escudo português apresentando um campo vermelho, cor das terras férteis setentrionais do estado, onde a figura de um lavrador cultiva o solo. Acima deste um sol nascente, que simboliza a liberdade, e três picos simbolizando a grandeza, a sabedoria, e a nobreza do povo, bem como, os três planaltos paranaenses: o Oriental ou de Curitiba; o Central ou dos Campos Gerais; o Ocidental ou de Guarapuava.
Servindo como suporte para o brasão, estão dois ramos verdes. À direita, o pinheiro-do-paraná e à esquerda, a erva-mate.

No brasão aparece como timbre a figura de uma harpia (Harpia harpyja) que encontrou no estado condições para se reproduzir naturalmente, estando hoje em via de extinção.

A Bandeira foi oficializada por força do decreto estadual nº 8, de 9 de janeiro de 1892. Tinha em seu centro o escudo do estado, que foi oficialmente usado até 1905. O projeto foi apresentado pelo cidadão Manuel Correia de Freitas numa sessão da Assembleia Legislativa do Paraná de 3 de julho de 1891 e o desenho foi executado pelo artista Paulo de Assunção.
Aprovada pelo decreto-lei estadual nº 2.457, de 31 de março de 1947, é composta de um retângulo verde cortado por uma faixa diagonal branca, que descende da esquerda para a direita. Sobre a faixa, no centro, aparece em azul, a esfera do Cruzeiro do Sul. Corta a esfera, uma faixa branca com o nome do Estado em maiúsculas de verde. Circundam a esfera, pelo lado direito, um ramo de pinheiro, e pelo esquerdo, um ramo de erva-mate.





O Sinete* consiste na esfera da Bandeira Estadual, com as estrelas da Constelação do Cruzeiro do Sul, na forma ali disposta é circundada por círculo concêntrico em cujo inferior acha-se a inscrição, na orla, " Estado do Paraná" e no exergo a data da emancipação política " 19.12.1853 ";

*Sinete:

  1. Utensílio com assinatura, monograma ou divisa gravada em alto ou baixo-relevo e que se usa para imprimir em lacre, cera, papel etc.
  2. 2.
    Impressão feita por esse utensílio; chancela.







Nenhum comentário:

Postar um comentário