quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Meu nome é Bruna Calixto

Oi pessoal... 

Hoje é dia de me apresentar e refletir sobre algumas coisas...

Depressão não é frescura, não é preguiça, não é falta de religião ou do que fazer... é uma doença.

Muita gente no Paraná me conhece, ou pelo menos já ouviu falar de mim (camafeus e etc), hoje estou aqui como idealizadora do Blog Gralha Azul e mais que isso, como PRENDA.
Eu participo de CTG desde 2002, me filiei ao CTG Fronteira da Amizade, na cidade de União da Vitória, 17ªRT/MTG-PR, onde comecei a dançar na invernada juvenil do CTG. Ali conheci pessoas maravilhosas que me mostraram que CTG vai muito além da dança, do baile, do churrasco. Foi lá que conheci a Jeana Miskievicz, Dona Esther, a Luana Klein, o Kevin Klein ainda pequenininho, a Geomara Kavilhuka (minha mãe de rodeio). Pessoas que me mostraram a parte cultural do Tradicionalismo Gaúcho e que tiveram uma grande importância na minha vida... inclusive, tem frases e ensinamentos que carrego comigo pra vida toda.
Eu entrei no CTG após um momento triste da nossa família. Ninguém da minha família jamais pôs os pés num CTG antes do que aconteceu. 
Em 2000, meu tio Marcelo Adriano Rampi, sofreu um trágico acidente de carro, e faleceu. Ele era a alma da família, aquela pessoa que todos queriam por perto, pela boa energia que passava. Ele casou com minha tia Sirlene (irmã mais nova da minha mãe) em 1998 e nos deixou em dezembro de 2000. Vasculhando as coisas que ele havia deixado para trás, eu e minha tia encontramos um álbum de fotos onde ele aparecia pilchado, dançando, laçando... Sim, ele era gaúcho e participava de um CTG, e meio que, para preservar sua memória e mantê-lo vivo em meu coração, decidi que sua herança para mim era essa Tradição que ele tanto gostava.
Foi a herança mais rica que alguém podia ter me deixado... dela, ganhei novos amigos, uma história, meu marido e minha família.


Pois bem, crescer culturalmente, dentro de um CTG tem vários obstáculos, o primeiro que já digo de cara, é que não temos apoio, muitas vezes... também enfrentamos muito ego, muita vaidade, muita rivalidade... ouvimos fofocas e sem querer as vezes passamos ela pra frente... até, somos responsáveis (mesmo que inconscientemente) pela tristeza de alguns amigos.
Durante os anos que estive no CTG Fronteira Da Amizade, fiz amigos, que certamente estarão ao meu lado sempre.
Em 2006, conheci meu marido Tiago Calixto em um concurso de prendas estadual, em Guarapuava. Neste momento, eu estava sozinha... mentira... estava levando Deus e a Coragem junto comigo. De ônibus, carregando minhas malas cheias de artesanato, lembranças e determinação, fui para Guarapuava, onde conheci o amor da minha vida e também conquistei a faixa de 3ª Prenda do MTG-PR.
Ali, minha jornada começava de uma forma completamente diferente. Mais trabalho, mais esforço, mais dedicação...
Casei e me mudei, mas, no inicio, não me senti bem acolhida no CTG em que meu marido participava. Parecia não haver lugar para mim ali. Então, me afastei. Somente muito tempo depois, muitos amigos se apresentaram a minha volta, e timidamente, recomecei.
Eu já fiz muita coisa dentro de CTG's.
Já me diverti, já errei, aprendi muito, já ensinei...
Mas, em cada fase, eu aprendi alguma coisa... valores e ensinamentos que me ajudaram não só dentro do Tradicionalismo, mas, também, fora dos CTG's.

Eu conheci pessoas como a Danielli Oliveira, a Helenita Kaefer, a Kételi Wizenffat, a Sheyla Komiak (e familia), a Fabiola Wheinhardt, a Carol Pankievicz, a Alessandra Lesniowski, o Chico e a Daisy Farias que hoje são padrinhos do meu filho mais novo, tia Karin que sempre quando me encontra me lembra do primeiro concurso que participei e ela estava lá me apoiando... E tantas outras pessoas....
Estas pessoas, junto com as primeiras que citei no inicio desse relato, me ensinaram muita coisa, como dedicação, coragem, amor, amizade, cuidado... tantas coisas...

E eu sei que nunca vou ser o que vocês são... vocês são exemplos, que eu guardo no coração com todo amor e carinho... são pessoas maravilhosas!!!
Eu passei e estou passando por uma fase dificílima, problemas desencadearam uma depressão severa, das que fazem a gente querer por um ponto final em tudo. Agradeço aos céus por ter anjos na minha vida que evitaram que eu fizesse o pior.
Enfim... Com tudo isso, eu gostaria de expor aqui a importância que o Tradicionalismo e essas pessoas tem pra mim...
Durante o concurso de prendas e peões da região me perguntaram em toda minha vivência qual era o ponto mais alto da minha história, e eu respondi, com a maior certeza do mundo:
"AGORA"
Por que foi isso que de certa forma, me tirou da lama em que eu mesma estava me afogando; foi toda essa movimentação pelo concurso que me fez vislumbrar um objetivo para continuar; foram os abraços que recebi e as palavras que ouvi que me fizeram erguer a cabeça (modestamente) e subir num palco pra cantar novamente e tentar sorrir quando eu queria chorar desesperadamente, foi isso que trouxe o apoio de quem eu mais precisava, meu marido, Tiago Calixto, que voltou aos concursos por mim.
Minha interpretação não foi boa, eu esqueci muita coisa, eu me atrapalhei, eu fiquei com medo, e chorei escondida varias vezes... me perguntando, por quê eu me propus enfrentar uma avaliação de outras pessoas, sendo que eu mesma tenho me autoavaliado de forma tão negativa?
Eu busquei força, onde não tinha... eu abracei forte as pessoas que me são caras... eu aproveitei os breves momentos de felicidade que este fim de semana me proporcionou... e senti carinho e aconchego em cada segundo...


Eu sou grata, eternamente, ao meu marido Tiago Calixto, por estar enfrentando essa barra pesadíssima, me dando apoio, sendo meu porto seguro. Te amo muito!


Enfim...


Pra quem não me conhece, meu nome é Bruna Mariá Olivetti Calixto, filha de Adriana Semkiv (guerreira, linda, mulher forte, por você minha mãezinha ser essa fortaleza, eu sei que vou ficar bem!!! TE AMO) e Marcos Olivetti, sou casada e mãe de três lindos e saudáveis meninos: Iago (12 anos), Rodrigo (9 anos) e Miguel (2anos e 10 meses). Nasci e me criei em  União da Vitória e Paula Freitas, aqui no Paraná. Casei em 2007 e me mudei para Curitiba. Hoje com quase 32 anos, moro no Litoral do Paraná, sou 1ª Prenda Veterana do CTG Desgarrados do Pago, mas, já fui:
1ª Prenda Juvenil do CTG Fronteira da Amizade
1ª Prenda Juvenil da 17ª RT/MTG-PR
1ª Prenda Adulta do CTG Fronteira da Amizade
1ª Prenda Adulta da 17ª RT/MTG-PR
3ª Prenda Adulta do MTG-PR
Já fui Diretora Cultural do CTG Desgarrados do Pago
Tenho esse Blog, que tem objetivo de divulgar a Tradição Gaúcha e do nosso Paraná.
Já fui filiada aos CTG's Fronteira da Amizade 17ªRT/MTG-PR, Querencia Santa Monica, Vinte de Setembro e Desgarrados do Pago...
Já ouvi muita abobrinha também... mas em cada um desses lugares eu ganhei, conquistei amizades que vou carregar pro resto da vida... E só tenho a agradecer pela amizade de cada pessoa que passou pelo meu caminho, desculpem-me se não mencionei alguém... cada pessoa que eu tive o prazer de conhecer, para o bem ou para o mal, me fez o que sou hoje, e me ajudou a crescer espiritualmente e está me ajudando a me tornar uma pessoa melhor.

Sou prenda, sou mulher, sou mãe, sou esposa, dona de casa, sou artesã, empresária e funcionária pública (Sanepariana com orgulho #Sanepar)

Sou muitas coisas... sou tantas coisas, que as vezes fica difícil decidir quem sou eu de verdade... mas estou me reconstruindo, para ser alguém melhor. Tentando dar o melhor de mim em cada momento...






7 comentários:

  1. Caiu um cisco no meu olho, e olha que não sou muito sentimental. Você é forte, guerreira, vai sair logo dessa e voltar a ser feliz. Beijos de luz e muita energia positiva. Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus Bruna, você é e sempre será muito especial para eu.
    Adoro você.
    Você já saiu dessa .
    Muita Luz para você 😘

    ResponderExcluir
  3. Bruna... vc é um exemplo de prenda, mãe e amiga. Me sinto muito orgulhosa de ser parte da sia história e vc fazer parte da minha! Jamais desista dos seus ideais. Bjs minha filha de rodeios!

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras, te gosto e te admiro!!!

    ResponderExcluir
  5. Você Bruna é uma pessoa de muita sensibilidade e amor. Consegue colocar no tradicionalismo o verdadeiro valor de um tradicionalista. Recentemente declamei uma poesia de sua autoria. O Fronterista. Nela você descreve os verdadeiros valores do que é ser um gaúcho. Eu senti um amor tão grande com que você se refere ao CTG Fronteira da Amizade, e quais são os verdadeiros valores de um Fronterista. Eu declamei numa praça, neste ultimo domingo dia 04/08/19. O céu estava azul, e o sol do inverno tocava no meu rosto como um carinho caloroso. Na minha idade de Veterana eu fui tocada pelo teu sentimento, que me impulsionou a declamar. Foi a primeira vez que declamei. Gratidão Prenda linda do meu rincão.

    ResponderExcluir
  6. Que exemplo de mulher! Bruna, te admiro demais... Amo você e sua família❤
    Vcs sem duvidas são luz em nossas vidas!

    ResponderExcluir