segunda-feira, 12 de agosto de 2019

QUESTÃO 05 - História do Paraná

Assinale a alternativa que apresenta a melhor explicação sobre a origem histórica da palavra Paraná:

a) Após a imigração Japonesa, o termo passou a ser utilizado para nomear as "novas terras";

b) É uma palavra de origem tupi-guarani que significa "semelhante ao mar", isto é, um rio muito grande;

c)Na tradição indígena kaigang, significava apenas "riozinho", em referencia ao rio Tibagi;

d) Termo de origem europeia utilizado pelos colonizadores para designar as terras férteis do "Novo Mundo";

e) Na língua tupi, significa "caminho de grama amassado", fazendo referência ao caminho ancestral utilizado pelos indígenas para cruzar o continente sul-americano.

Essa é fácil hein???
A resposta correta é a alternativa "B"




A denominação “Paraná” vem da língua guarani e quer dizer: “para” ... mar + “anã” ... parecido, parente, semelhante, significando rio grande, rio como mar, rio semelhante ao mar.

É termo de origem geográfica e refere-se ao Rio Paraná, o maior curso d’água em território paranaense, que divisa o Estado do Paraná da República do Paraguai e do Estado do Mato Grosso do Sul. Originalmente a pronúncia correta do termo era Paranã, porém, com o tempo alterou-se a acentuação da última vogal. Em se tratando de estudo toponímico, deve-se levar em conta que o topônimo Paraná, aparece, dentre várias citações, em três outras importantes denominações no território paranaense, a saber: “Rio Paranapanema”, que divide, a norte e noroeste os Estados do Paraná e de São Paulo; “Paranaguá”, primeiro município criado no estado; “Rio Paraná”, situado na porção oeste paranaense.

A denominação Paraná, dada ao Estado da Federação, surgiu a partir de 1853, no período da elevação da então Comarca de Curitiba, que era jurisdicionada à Província de São Paulo, à categoria de Província.


O rio Paraná é um importante rio da América do Sul (principal rio da Bacia Hidrográfica do rio Paraná). Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao correr para a região oeste, ele cria uma divisa natural entre a Argentina e o Paraguai. Logo em seguida, o rio segue pelo território argentino. Em seu trecho final, ele passa a seguir na direção sul até desaguar (foz) no delta do Paraná e no rio da Prata.



Outras informações e dados importantes sobre o rio:
- O rio Paraná possui 4.880 Km de extensão. 

 

- Sua vazão na foz é de, aproximadamente, 15.900 m³/s.

- Passa pelo território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.



- Seus principais afluentes são: Rio Tietê, Rio Paranapanema e Rio Iguaçu (margem esquerda); Rio Suruí, Rio Verde e Rio Pardo (margem direita). 
- Principal hidrelétrica: Usina Hidrelétrica de Itaipu (município de Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai).



Curiosidades:



- O rio Paraná é o segundo maior rio em extensão da América do Sul. 
- Grande parte da bacia do Rio Paraná já foi ocupada por florestas tropical e subtropical. Infelizmente, em função do desmatamento das últimas décadas, pouco sobrou desta vegetação natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário