quarta-feira, 21 de maio de 2014

Com a Palavra... Jaqueline Novis 1ª Prenda Juvenil MTG/PR 2013/2014

Boa noite queridos leitores!

Continuando com o nosso trabalho, de divulgação, resgate e acima de tudo, integração entre Tradicionalistas, hoje trago um texto escrito pela nossa 1ª Prenda Juvenil, Jaqueline.

Segue...

Me chamo Jaqueline Mendes Mendez Novis, tenho 17 anos e atualmente estou no 1° ano do curso de Fonoaudiologia na Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste). Venho da cidade mais gaúcha do Paraná, Guarapuava, a Terra de Guairacá, e represento minha entidade tradicionalista de berço, o CTG Chaleira Preta, da 3° Região Tradicionalista do MTG Paraná. Minha vida tradicionalista é uma herança de meu Bisavô, Álvaro de Oliveira, tradicionalista nato,que passou essa herança da tradição gaúcha á sua filha, minha avó, Eleny de Oliveira Mendes, que se casou com meu falecido avô, Sebastião Mendes, que além de tradicionalista, era um amante da tradição gaúcha e foi um dos fundadores do CTG Fogo de Chão; meus avós transmitiram essa herança á minha mãe e meus tios e ambos transmitiram aos seus filhos, e um pouco antes de eu completar 5 anos fui introduzida a esse mundo tão fascinante que é o da tradição gaúcha, portanto,iniciei minhas atividades dançando na Invernada Mirim a partir do ano 2000 e atualmente continuo participando da Invernada Artística dançando na Invernada Juvenil e concorrendo também na modalidade de Intérprete Vocal.
 Meu interesse pelos concursos começou quando eu tinha aproximadamente uns 9 anos, pois meus primos já concorreram a nível estadual e sempre os acompanhei e a cada concurso que eu presenciava, ficava instigada cada vez mais em entender o significado e a importância de ostentar uma faixa, e com o passar do tempo fui entendendo as obrigações e deveres que uma prenda de faixa tem, assim como todas as etapas do concurso e afins, e, finalmente, aos meus 16 anos,em 2012, decidi concorrer ao encargo de Prenda Juvenil da minha entidade; com muita alegria consegui esse título e representei minha entidade a nível regional e cheguei ao meu tão sonhado objetivo: conquistar o título de Prenda Juvenil do Estado.
Ser prenda para mim é muito mais do que “carregar uma faixa”, e sim me orgulhar dessa faixa,carregar comigo o orgulho que tenho de participar dessa maravilhosa tradição que foi uma herança da minha família e eu, com muito orgulho, a mantenho e pretendo passar para minhas futuras gerações. Ser prenda é abdicar de diversos compromissos do meu cotidiano e me doar por inteira em prol de assumir meus compromissos e responsabilidades como prenda do estado, além de seguir o exemplo de muitas prendas (não só estaduais) que deixaram esse legado de dedicação, orgulho, e principalmente amor á tradição gaúcha, assim como servir de exemplo a muitas prendinhas que alimentam esse mesmo sonho que eu sempre tive e hoje é realidade. Ser prenda e ser tradicionalista é uma filosofia de vida, pois através do tradicionalismo aprendi e vivenciei valores e princípios que influenciam completamente na formação social de um indivíduo, onde este, inserido e engajado no tradicionalismo, aprende a ser ético e responsável, além de manter esse sentimento telurista que, passado de geração a geração, mantém acesa a chama da Tradição Gaúcha.
Passei por muitos obstáculos, pensei muitas vezes em até desistir, mas a concretização do meu sonho falou mais alto, e enfim cheguei onde cheguei, e com muito amor exerço todos os meus deveres e responsabilidades, pois muito além de todas as aptidões e esforços necessários, é necessário ter esse amor e dedicação por aquilo que se faz, e isso, eu tenho de sobra! Despeço-me da minha gestão nesse ano, mas minha trajetória tradicionalista não acaba por aqui, ainda concretizo um sonho maior, e com certeza vou lutar, persistir e acreditar até alcançar meu objetivo novamente!
 “Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença!”
Com carinho,
Jaqueline Mendes Mendez Novis, 1° Prenda Juvenil do Paraná Gestão 2013/2014

Jaqueline, agradeço a imensa colaboração que você nos deu. Sempre ressalto, que precisamos mais do que "prendas de faixa" e sim, exemplos! Grandes exemplos de dedicação, comprometimento, amor a Tradição. E saber que ser Prenda ou Peão, é mais que ostentar um premio, e sim perpetuar nossa Cultura, é saber que estamos num CTG por um motivo maior, preservar além de nossas Tradições, os valores hoje tão esquecidos, Família, educação, honestidade, responsabilidade, amor, união, fraternidade, igualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário