quinta-feira, 8 de maio de 2014

2º Domingo Cultural e 1ª Mostra de Pesquisas Folclóricas do CTG Desgarrados do Pago


2º Domingo Cultural e 1ª Mostra de Pesquisas Folclóricas

CTG Desgarrados do Pago

 08 DE JUNHO DE 2014

Programação:

Inicio: 9hrs da manhã
Oficina de artesanato;
12hrs30min: almoço ( R$ 5,00)

14hrs retorno das atividades:
- Colóquio sobre o Estatuto Geral, Código de Ética e Disciplinar
Os deveres e direitos do Tradicionalista.
- 1ª Mostra de Pesquisas Folclóricas do CTG.



1ª Mostra de Pesquisas Folclóricas


Objetivo
A 1ª Mostra de Pesquisas Folclóricas do CTG Desgarrados do Pago, tem por objetivos:
a-      Incentivar nos participantes o interesse pela pesquisa;
b-     Realizar um resgate folclórico do Paraná e/ou Rio Grande do Sul, com ênfase na região litorânea do Paraná;
c-      Incentivar nos participantes a busca de conhecimento e a transmissão deste para os demais;
d-     Resgatar o folclore local.
e-      Estimular a apresentação em publico, a desenvoltura, a oralidade, a iniciativa dos participantes.

Justificativa
O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituídos pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.

Participação
Poderá participar qualquer integrante da entidade, desde que atenda ao regulamento proposto.

Organização
A organização será realizada pela diretoria cultural do CTG.

Como Participar
O interessado deverá escolher um tema dentre os sugeridos, o qual deverá realizar uma pesquisa fundamentada, em livros, fatos, fotos, entrevistas, objetos, e qualquer material que desejar ou achar relacionado a pesquisa.
A pesquisa por escrito deverá ser apresentado até o dia  01 de Junho de 2014. No dia marcado para apresentação 08 de Junho de 2014, os participantes deverão expor suas pesquisas da maneira que acharem pertinentes, podendo trazer fotos, objetos, realizar encenações, etc. além de uma breve exposição oral.

A pesquisa escrita
Não haverá limite de páginas para a pesquisa, apenas deve seguir o seguinte modelo:
Capa – Título – Nome do autor
Objetivo ou justificativa
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia

Apresentação e Exposição
Será realizado no dia 08 de Junho de 2014, a partir das 14hrs. O participante deverá expor sua pesquisa da forma que melhor convir, podendo dispor de exposição de objetos, livros, fotos, roupas, etc.
Terá um tempo de 10 minutos para explicar resumidamente sobre o que foi sua pesquisa e os principais pontos da mesma, bem como responder eventuais questionamentos que vierem a surgir.
As apresentações e exposições devem ser preparadas com antecedência, e estarem prontas até o momento do inicio da Mostra.

Todas as Pesquisas serão agraciadas com um certificado de participação.

Premiação
As três pesquisa mais bem elaboradas e apresentadas receberão além do referido certificado um exemplar do livro: Folclore, Aspectos Gerais de Inami Custódio Pinto.


Sugestão de Temas:
-         Culinária Local;
-         Artesanato Local;
-         Fandango Paranaense;
-         Lendas Locais;
-         Medicina Caseira, plantas, chás, benzeduras;
-         Brinquedos e Brincadeiras Infantis;
-         A História do meu CTG;
-         Festas Locais ( no que colaboram para a manutenção da cultura Local);
Observações: Os temas podem ser escolhidos por mais de uma pessoa. PODEM SER ESCOLHIDOS TEMAS NÃO LISTADOS ACIMA, DESDE QUE SEJAM RELACIONADOS AO TEMA CENTRAL FOLCLORE.

Inami Custódio Pinto, um dos maiores folcloristas, pesquisadores e compositores que o Paraná já produziu, dedicou a vida ao registro de tradições culturais, ritmos, danças, músicas e marcas da identidade dos habitantes desta parte específica do planeta.

Inami nasceu dia 19 de outubro de 1930, em Curitiba, e se formou na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Seu nome, Inami, significa em tupi-guarani: “água azul”. Inami tornou-se uma referência ao pesquisar e publicar trabalhos sobre os indígenas e a coletividades que conservam a memória de mitos, lendas, superstições, crenças, tabus e onde ocorrem manifestações de danças, autos, poesias, além do cultivo de artesanato. Além disso, entre as obras compostas por ele, está, por exemplo, o hino da cidade de Toledo.

Criador de mais de 200 músicas (muitas delas já gravadas por nomes como Ary Fontoura, Odelair Rodrigues e Os Calouros do Ritmo), Inami compôs a conhecida música "Gralha Azul".
Nas pesquisas voltadas ao folclore paranaense ele desenvolveu trabalhos sobre figuras relevantes para a história do Estado, como a gralha azul, fandango e música folclórica. Fez suas primeiras pesquisas no litoral paranaense por meio de contato com pescadores e nativos das ilhas da região e realizou os primeiros registros em áudio e vídeo do Fandango Paranaense.

No meio acadêmico ministrou aulas da disciplina de “Folclore”, na Faculdade de Educação Musical do Paraná, depois, na Faculdade de Artes do Paraná, realizou várias palestras. Foi também presidente da Primeira Jornada de debates sobre o Folclore Nacional e participou de vários projetos culturais do Estado do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário