sábado, 29 de março de 2014

Concurso de Prendas e Peões, Como funciona???

Concurso de Prendas e Peões, Como funciona???


Olá pessoas!! Tudo bem?

Então, lançada a proposta do concurso no CTG, vamos entender um pouco do que é e como funciona, certo?

Como já havia mencionado antes, os concursos de Prendas e Peões, são culturais. Não! Não serão avaliados a beleza ou a pilcha mais bonita, mas, o que melhor se destacar em sua desenvoltura, com seu conhecimento e comprometimento!

Quem pode participar??

Todos os integrantes de qualquer invernada ( Artística, Campeira, Esportiva) do CTG, desde que obedeçam o regulamento.

Qual a idade para participar:

Piazito e Prenda Boneca: 06 anos completos a até o ano em que completa 08 anos;
Mirim: 08 anos completos até o ano em que completar 12 anos;
Juvenil: 12 anos completos até o ano em que completar 17 anos;
Adulto: 17 anos completos até o ano em que completar 30 anos;
Veterano: Igual ou superior a 30 anos.


De acordo com o Regulamento Cultural do MTG-PR, as provas serão estas:

Obs.: A categoria Piazito e Prenda Boneca, ainda não possui regulamento a nivel estadual, vai ser apenas interno, o regulamento ainda vai ser elaborado, e postado posteriormente aqui!!


PRENDAS


I - CATEGORIA MIRIM/ XIRU (100 pontos)
100

a) Prova Escrita (valor 30 pontos) 


1.     Noções de História e Geografia do Paraná
10

2.     Noções de Historia e Geografia do Sul e Brasil
10

3.     Folclore, Tradição e Tradicionalismo.
10

b) Prova Artística (valor 33 pontos) 


1.  Escolha de 3 modalidades - 6 pontos cada modalidade
·         Declamação (tema gaúcho ou paranaense),
·         Cantar ou tocar instrumento (tema gaúcho ou paranaense),
·         Execução de dança folclórica tradicional gaúcha,
·         Prova campeira regulamentadas
contar uma lenda gaucha ou paranaense
18

2.   Execução de dança de fandango
6

3.   Artesanato Folclórico Regional
6

4.   Desenvoltura e expressão
3

c) Vivência Tradicionalista (32 pontos)


1.     Participação e promoções em atividades tradicionalistas e sociais
25

Apresentação de pesquisa histórica
7

1.     Projeto conforme diretrizes do MTG – PR
2,5
              2.  Outros Projetos
2.5


II – CATEGORIA JUVENIL/VETERANO (100 PONTOS)
100

a) Prova Escrita (valor 30 pontos)


1.     Geografia do Paraná e do Brasil
5

2.     História do Paraná e do Brasil
5

3.     Folclore, Tradição e Tradicionalismo.
10

4.     Atualidades
5

5.     Redação
5

b) Prova Artística (valor 33 pontos)  


1.     Escolha de 3 modalidades – 6 pontos cada modalidade
·         Declamação (tema gaúcho ou paranaense),
·         Cantar ou tocar instrumento (tema gaúcho ou paranaense),
·         Execução de dança folclórica tradicional gaúcha,
·         Prova campeira regulamentada.
·         contar uma lenda (tema gaúcho ou paranaense)

18

1.     Execução de dança de fandango
4

2.     Artesanato Folclórico Regional
4

3.     Culinária gaúcha ou paranaense.
4

4.     Desenvoltura e expressão
3

c) Vivência Tradicionalista: (32 pontos)


1.     Participação e promoções em atividades tradicionalistas e sociais
25

Pesquisa Histórica
7

1.     Projeto conforme diretrizes do MTG – PR
2,5

2.     Outros Projetos
2,5

Ill - CATEGORIA ADULTO - (100 pontos)
100

a) Prova Escrita (valor 30 pontos)


1.     Geografia do Paraná e do Brasil
5

2.     História do Paraná e do Brasil
5

3.     Folclore, Tradição e Tradicionalismo.
10

4.     Atualidades.
5

5.     Redação
5

b) Prova Artística (valor 33 pontos)


1.     Escolha de 3 modalidades – 6 pontos cada modalidade
·         Declamação (tema gaúcho ou paranaense),
·         Cantar ou tocar instrumento (tema gaúcho ou paranaense),
·         Execução de dança folclórica tradicional gaúcha,
·         Prova campeira regulamentada.
·         Inserir contar uma lenda (tema gaúcho ou paranaense)
18


2.     Execução de dança de fandango
4

3.     Artesanato Folclórico Regional
4

4.     Culinária gaúcha ou paranaense
4

5.     Desenvoltura e expressão
3

c) Vivência Tradicionalista: (32 pontos)


1.     Participação e promoções em atividades tradicionalistas e sociais
25

Pesquisa Histórica
7

1.     Projeto conforme diretrizes do MTG – PR
2,5

2.     Outros projetos
2,5


PEÕES:

I - CATEGORIA MIRIM/ XIRU
100
a) - Prova escrita (valor 30 pontos)

1.     Noções de História e Geografia do Paraná:
10
2.     Noções de Historia e Geografia do Sul do Brasil:
10
3.     Folclore, Tradição e Tradicionalismo:
10
b) – Prova Artística (valor 20 pontos)

1.     Execução de dança de fandango
4
2.     Artesanato:
4
3.     Desenvoltura e expressão:
4
4.     Escolha de DUAS das modalidades abaixo para apresentação (4 pontos cada)
·         Canto (tema gaúcho ou paranaense),
·         Execução de instrumento. Musical típico (tema gaúcho ou paranaense)
·         Declamação,
·         Chula,
·         Contar uma lenda, (tema gaúcho ou paranaense)
·         Execução de dança folclórica tradicional gaúcha (livre escolha).
8
c) – Vivência Tradicionalista: (33 pontos)

1.      Participação e promoções em atividades tradicionalistas e sociais
24
Pesquisa Histórica
4
1.     Projeto conforme diretrizes do MTG – PR
2,5
2.     Inserir Outros projetos
2,5
d) - Prova campeira (valor 17 pontos).

1.     OBRIGATÓRIO - reconhecimento de peças de encilhas,
9
2.     Escolha para apresentação duas das seguintes modalidades (5 cada): 4
·         Laçar a cavalo ou vaca parada;
·         Prova de rédeas,
·         Encilhar,
·         Reconhecimento de pelagem de animais,
·         Nó de Lenço,
·         Preparar chimarrão.
8
II – CATEGORIA JUVENIL/VETERANO
100
a) – Prova escrita (valor 30 pontos)

1.     Geografia do Paraná e do Brasil:
5
2.     História do Paraná e do Brasil:
5
3.     Folclore, Tradição e Tradicionalismo:
10
4.     Atualidades:
5
5.     Redação:
5
b) – Prova Artística (valor 20 pontos)

1.     Execução de dança de fandango:
4
2.     Artesanato:
4
3.     Desenvoltura e expressão:
4
4.     Escolha de DUAS das modalidades abaixo para apresentação:
·         Canto (tema gaúcho ou paranaense),
·         Execução de instrumento musical típico (tema gaúcho ou paranaense),
·         Declamação,
·         Chula,
·         Contar uma lenda,
·         Execução de dança folclórica tradicional gaúcha (Juvenil sorteada e Veterano de livre escolha).
8
c) – Vivência Tradicionalista: (33 pontos)

1.     Participação e promoções em atividades tradicionalistas e sociais
24
Pesquisa Histórica
4
2.     Projeto conforme diretrizes do MTG – PR
2,5
3.     Outros projetos
2,5
d) – Prova campeira (valor 17 pontos)

1.     OBRIGATÓRIO - Encilhar;
9
2.     Escolha de duas das modalidades abaixo para apresentação (Valendo 4 pontos cada)
·         Laçar;
·         Prova de rédeas;
·         Apartar;
·         Preparar churrasco;
·         Charquear;
·         Tosar;
·         Reconhecimento de pelagem de animais
8


III – CATEGORIA ADULTO 
100
a) – Prova escrita (Valor 30 pontos)

1.     Geografia do Paraná e do Brasil:
5
2.     História do Paraná e do Brasil:
5
3.     Folclore, Tradição e Tradicionalismo:
10
4.     Atualidades
5
5.     Redação:
5
b) – Prova Artística (Valor 20 pontos)

1.     Artesanato:
4
2.     Execução de dança de fandango
4
3.     Desenvoltura e expressão:
4
4.     Escolha de duas das modalidades abaixo para apresentação (4 cada)
·         Execução de instrumento musical típico (tema gaúcho ou paranaense)
·         Declamação
·         Execução de dança folclórica tradicional gaúcha (sorteada).
·         Chula
·         Contar uma lenda (tema gaúcho ou paranaense)
·         Canto lenda (tema gaúcho ou paranaense)

8
c) – Vivência Tradicionalista: (29 pontos)

4.     Participação e promoções em atividades tradicionalistas e sociais
20
5.     Desenvoltura e expressão
4
Pesquisa Histórica
4
6.     Projeto conforme diretrizes do MTG – PR
2,5
7.     Outros projetos
2,5
d) - Prova campeira (valor 16 pontos)

1.     Sorteio de uma das modalidades abaixo para apresentação:
·         Preparar churrasco;
·         Charquear;
·         Preparar chimarrão.
·         Reconhecimento de pelagem de animais
3
2.     Escolha três modalidades abaixo para apresentação, valendo 3 pontos cada uma, num total de 9 pontos:
·         Alambrar;
·         Carnear;
·         Ferrar;
·         Tosquiar;
·         Laçar;
·         Apartar;
·         Prova de rédeas
·         Tosar
·         Culinária Campeira

9
3.     Obrigatório: Encilhar

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