quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Vamos Estudar! - Siglas

Ouve uma alteração em alguns MTG's, então estamos publicando a imagem com correções!!!

A UTGN - União Tradicionalista Gaúcha do Nordeste foi extinta, os estados do Nordeste agora pertencem ao MTG Planalto Central, e agora existe o MTG da Amazônia Ocidental que abrange os estados do Norte do país.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Cartão de estudo para as categorias: Mirim, Juvenil, Adulto, Veterano e Xirú.


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Nosso amigo está pronto para trabalhar!!!

Nosso mascote está com muita vontade de trabalhar pela Cultura Gaúcha e Paranaense!

Um pouco sobre a erva-mate!

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!!!




segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

1º Concurso de Dança Fandangueira de São Mateus do Sul

Dança é cultura, dança é folclore, dança é tradição, dança é vida!

No dia 28 de janeiro, durante o 14º Rodeio de Integração de São Mateus do Sul, as prendas Geomara Kavilhuka e Raiane Cruz organizaram e conduziram o 1º Concurso de Danças Fandangueiras da cidade.

A primeira edição do concurso foi um sucesso, atraindo participantes de CTG's de cidades vizinhas como CTG Sinuelo dos Tropeiros, CTG Fronteira da Amizade, CTG Os Birivas e CTG Fronteira do Paraná.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Nosso Mascotinho!!!

Olá pessoal... 

Esse é o nosso mascote... Ele ainda não tem nome, será que vocês poderiam nos ajudar?

Mande sugestões!!!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Nova Patronagem do MTG-PR é eleita em Umuarama durante o Congresso Tradicionalista

Durante a realização do 19º Congresso Tradicionalista  foi eleita a nova patronagem do MTG-PR.
A chapa "Compromisso com a Tradição" comporá a gestão 2018/202, conheça a nova patronagem do MTG-PR:



Patrão (Presidente): ERNANI JOSÉ BAREA - Filiado ao CTG Sepé Tiaraju - 4ªRT
Vice Patrão (vice-presidente): ANTONIO VALDEMIR ROBERTO - Filiado ao CTG Potro Lobuno - 2ªRT
Vice Patrão (vice-presidente): DELCI FRITZ DOS SANTOS - Filiado ao CTG Fogo de Chão - 3ªRT
1ª Sota-Capataz (1ª Secretária): ANA PAULA GRECHAKI HALILA - Filiado ao CTG Rancho da Amizade 6ªRT
2º Sota-Capataza (2º Secretario): FERNANDO AMARAL VARGAS REZENDE - Filiado ao CTG Pealando a Saudade - 9ªRT
1º Guaiaca (1º Tesoureiro): RICARDO RUVA - Filiado ao CTG Terra dos Pinheirais - 6ªRT
2º Guaiaca (2º Tesoureiro): DEMIR COMPAGNONI - Filiado ao CTG Mangueira Branca - 5ªRT

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Medicina Campeira - como utilizar plantas medicinais?

Plantas medicinais são utilizadas desde os tempos pré históricos. Por tentativa e erro fomos descobrindo a serventia de cada planta que existem em nossa fauna. Pelo trabalho e pesquisa de muitos biólogos, químicos, fitoterapeutas, foram descobertas as propriedades de muitos vegetais e hoje, muitos medicamentos tem sua origem nas plantas e ervas medicinais.

Medicina natural, para nós, medicina campeira, repassada durante séculos entre gerações, tem uma forma correta de utilização, não adianta nada sabermos que alecrim serve pra isso e erva doce para aquilo se não soubermos aplicar as ervas da forma correta.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Medicina Campeira

"Deus criou a natureza e o ser humano inteligente para si mesmo, para o outro, para edificar e salvar. Assim, todos os humanos desfrutam da força mental e do poder curativo, basta estar integrado à natureza na preservação e na cura, pois a fé move, a oração alimenta, o pensamento positivo edifica e a natureza cósmica harmoniza todos. É necessário colocar em tudo a moderação e o conhecimento, pois no ensinar se aprende sempre e no aprender ensina-se também. A cura acontece na harmonia do seu interior e com o universo em geral".
Padre Ivacir João Franco

Novo Eco da Tradição já está em circulação - Confira as novidades!


O Movimento Tradicionalista Gaúcho circulou na sexta-feira, 5 de janeiro, o novo
Eco da Tradição. A publicação, oficial da instituição e da Fundação Cultural Gaúcha, ganhou nova roupagem. Sob os cuidados da jornalista Sandra Veroneze, o jornal conta com novo layout e posicionamento editorial. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a atualização era necessária, frente às novas exigências do público leitor.
A publicação pode ser acessada na íntegra no site www.ecodatradicao.com.br, em formato PDF, para folhear, em texto e também em áudio.
Sandra Veroneze é jornalista, com MBA em Estratégia e Competitividade e especializações em Gestão de Economia Social, Filosofia Clínica e Marketing de Conteúdo. Confira a Carta da Redação:

domingo, 21 de janeiro de 2018

Gestão 2018/2020 Prendado MTG-PR

Olá amigos!
Este foi um fim de semana de extrema importância para o Movimento Tradicionalista gaúcho do Paraná.
O XXVI Concurso de Prendas e XXI Concurso de Peões do MTG-PR, teve como sede o CTG Rincão dos Xetas, em Umuarama, e iniciou-se na sexta feira dia 19 de janeiro com a prova escrita e entrega das pastas de vivência para avaliação.
Durante o sábado foram realizadas as provas artísticas, culturais, dotes, culinária, campeira, apresentação de projetos e a entrevista com os avaliadores sobre a vivência tradicionalista.
Depois de todas essas provas, depois de muita ansiedade e acima de tudo, depois de lindas apresentações da nossa cultura, o estado do Paraná tem seu novo Prendado gestão 2018/2020.

sábado, 20 de janeiro de 2018

Concurso Estadual - ordem de apresentação

Bom dia pessoal!!!

Já temos a ordem de apresentação nos palcos,  vivência tradicionalista e provas campeiras!!!

As 08hrs 30min será a abertura do evento;

As 09hrs iniciarão as provas!!!

Segue a lista 👇👇👇

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Com a Palavra... Danieli Cristina de Oliveira e Gabriela de Oliveira Silva

Queridos amigos Tradicionalistas, bem sabemos que a ansiedade toma conta dos coraçõezinhos de alguns peões e prendas na véspera do concurso. Nada mais reconfortante nessa hora que receber um incentivo, uma palavra de carinho ou uma mensagem de motivação.
Então, segue um lindo texto enviado pelas prendas Danieli e Gabriela!




Que sejamos suficientemente acima de tudo TRADICIONALISTAS, conscientes e capazes, para mantermos firme e atuante o nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná, apesar das mudanças e transformações desses tempos que vivemos !!!
Vivam intensamente esses momentos que estão por vir no fim de semana e lembrem-se sempre dos lindos princípios de vida: “se doar sem esperar receber nada em troca” e que a HUMILDADE é a base para todas as realizações !!!!
O QUE ALICERÇA UMA PRENDA É O AMOR E CONSCIÊNCIA POR SUAS RAÍZES E NÃO A FAIXA QUE ELA TRAZ NO PEITO !!!
Sucesso e luz à todos os concorrentes....

                   

  Danieli Cristine de Oliveira
  1º Prenda Veterana do MTG/PR 2016/2018
                                3ª Prenda Veterana da CBTG 2017/2019






Inicio a minha mensagem aos participantes do Concurso Estadual de Prendas e Concurso de Peões do Estado do Paraná desejando muito sucesso e vibrações positivas, todos com certeza estarão representando brilhantemente suas Regiões Tradicionalistas e contando a história que tiveram a oportunidade de viver até aqui !!!
Ser PRENDA e PEÃO é uma linda escolha entre tantas opções nesse mundo!
        
O tradicionalismo nasceu para que não vivêssemos somente de títulos e cargos, mas sim de muito calor humano, então que nos dias que estaremos juntos nesse Concurso possamos nos irmanar em prol dessa tradição que tanto amamos !!!!!


“O sucesso dos trabalhos de Prendas e Peões está em suas ações e não só em suas palavras !!!”




Gabriela de Oliveira Silva
1º Prenda Juvenil do MTG/PR 2016/2018
2º Prenda Juvenil da CBTG 2017/2019

Amor e carinhos em tudo que se faz.

Bom dia queridos amigos tradicionalistas, amanhã é o grande dia. Muitas prendas e peões trabalharam muito para bem representar suas regiões. Eu imagino que nesse momento muitos de vocês estão ansiosos, conferindo muitas vezes o "checklist" dos preparativos, afinal, são tantas coisas para embalar, tantas peças de indumentária, tanto artesanato, tanta história pra contar.
A bagagem de cada concorrente vem carregada de objetos significativos, cada preparativo traz um carinho especial, cada artesanato tem uma memória, cada culinária um sabor de amor pelo que faz... Muito além de cada crochê, trança de tento, pasta de vivência, chimia ou carreteiro apresentado, está o amor pela Tradição Gaúcha,  e cada peça, canção, poesia, prova campeira representa isso. Durante o concurso exalamos gauchismo, transcendemos culturalmente, demonstramos em cada gesto, palavra e ação nosso amor pela Tradição.
É isso, amanhã muitos jovens,crianças, homens e mulheres estarão viajando para Umuarama em busca de um sonho, se conseguirão atingir suas metas e objetivos cabe a cada um e a seu esforço individual. A nós, resta apreciar seu trabalho e enviar boas energias.
Que este concurso seja mais uma chance de estarmos irmanados no sentimento único de transmitir e cultuar a nossa Tradição Gaúcha.

Boa sorte a todos os concorrentes!


quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Concurso Estadual - Concorrentes Veteranos

Seguimos conhecendo nossos valorosos concorrentes, que dentro de poucos dias estarão representando suas regiões e entidades no Concurso Estadual de Prendas e Peões Biriva do MTG-PR. Desta feita, vamos apresentar os participantes na categoria veterana, segue a lista:

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Concurso Estadual - Concorrentes Adultos


















Categoria adulta.
Com certeza estamos muito felizes com a quantidade de jovens interessados em participar do Concurso Estadual de Prendas e Peões. Façamos desse concurso um evento de muita alegria, amizade e companheirismo e que o novo prendado se una em uma sólida equipe com o intuito de fortalecer ainda mais nossa Tradição e Cultura!!

Concurso Estadual - Concorrentes Juvenis

Hora de conhecer os concorrentes na categoria juvenil. Alguns participantes dispuseram de um tempinho na atarefada ultima semana pré-concurso, para deixar uma mensagem, para que conheçamos um pouco mais de cada um!!!



quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Concurso Estadual - Programação

O MTG-PR divulgou a programação do XXVI Concurso de Prendas e XXI Concurso de Peões Biriva. Agora falta pouco... Hora de por ordem na bagagem e acertar os últimos preparativos!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Festivais Nativistas no YouTube

Perdi as contas de quantas vezes procurei e revirei a internet atrás de música nativista, seja pra interpretar nos rodeios e concursos, ou para ouvir em casa, na hora do mate. Música nativista é um produto muito exclusivo do Rio Grandes do Sul, graças a internet é que temos acesso a ela, e mesmo assim com muitas restrições.

Clique Aqui: Festivais Nativistas

Quem vai Concorrer?

Concurso Estadual de Prendas e PeõesVocê sabia que existe uma página no Facebook para divulgação do 26º Concurso de Prendas e 21º Concurso de Peões do Estado? Acompanhe diariamente as atualizações da página, cronograma do evento e muito mais. Clique na imagem e seja direcionado para a página!



E a partir de hoje a página estará liberando postagens com os concorrentes do concurso.

Começamos com a categoria Mirim:

Muita calma nessa hora - tá chegando o grande dia!

Faltam poucos dias para o concurso estadual de prendas e peões. Sabemos da ansiedade que permeia cada concorrente, cada prenda e peão que passa o cargo, cada organizador e até os avaliadores.
E sabendo desse nervosismo "pré-concurso" decidimos deixar aqui no Blog mensagens de incentivo, dicas, testemunhos de quem já vivenciou esse momento, e conseguiu ou não atingir seus objetivos.., Afinal esses concursos vão muito além da competição. eles nos trazem conhecimento, novas amizades e boas lembranças!



Vai Fazer o concurso de Prendas e Peões?


O Blog Gralha Azul disponibiliza o link para download da apostila para e estudo e de quebra, seguem  algumas dicas para estudar e aprender mais rápido!!!

Concurso de Prendas e Peões - Fé, coragem e disposição!

"Que não nos falte Fé, Coragem e Disposição para que possamos ir em busca dos nossos objetivos."



Quando anunciam no CTG que vai ter concurso de prendas e peões, não podemos esconder o objetivo que muitos colocam como principal: conquistar o 1º lugar na sua categoria.
Muito empenho e dedicação para chegar lá, fazer as provas, dançar, cantar, apresentar seu artesanato, e por fim aguardar o resultado.
Mas, precisamos elevar esse objetivo a outro nível. Devemos nos perguntar:
“Por que desejo ser Prenda/Peão do CTG?”
Que papel devemos desempenhar, o que devo fazer, que atividades devo conduzir, quais as liberdades que posso tomar dentro da minha entidade quanto a disseminação da cultura?
Não podemos ser hipócritas e dizer que não queremos ser os primeiros, nosso instinto competitivo sempre nos impulsiona. Mas, será que realmente merecemos esse cargo? Será, que teremos responsabilidade e comprometimento suficientes para exercer um cargo cultural?
Prendas e peões de faixa e bóton são tidos como exemplos, são eles que após estudar muito, se preparar, ensaiar, realizar projetos e passar pelo crivo dos avaliadores consagraram-se o “Prendado” da entidade. E é só o começo da jornada. Pois é aí, depois do concurso, que começa o verdadeiro objetivo: “Espalhar conhecimento, incentivar novos integrantes a participar, buscar novas formas de aprender e repassar o aprendizado, despertar todas as virtudes inerentes aos tradicionalistas, é aí que se tornam exemplos”. O objetivo, não deve ser o 1º lugar, mas o trabalho que vem depois do concurso.
E se não conseguirmos a colocação desejada, que não seja isso que apague nossa vontade de participar. Bem sabemos que os concursos nos ajudam e muito, fora do tradicionalismo, pergunte a qualquer prenda e peão:
“O que o concurso te trouxe?”
No mínimo a pessoa te responderá:
“Bons amigos, novas experiências, lindas recordações.”