terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Festivais Nativistas no YouTube

Perdi as contas de quantas vezes procurei e revirei a internet atrás de música nativista, seja pra interpretar nos rodeios e concursos, ou para ouvir em casa, na hora do mate. Música nativista é um produto muito exclusivo do Rio Grandes do Sul, graças a internet é que temos acesso a ela, e mesmo assim com muitas restrições.

Clique Aqui: Festivais Nativistas


Há pouco mais de um ano atrás, eu estava no escritório, trabalhando, e comecei a vasculhar no YouTube músicas para ouvir. Digitei na barra de pesquisa as palavras Festivais Nativistas... E pra minha surpresa, existia um canal com este nome!
Acessei, me inscrevi e comecei a ouvir o as playlists.
Festivais Nativistas está no ar a quase três anos e tem mais de 4,8 milhões de views!

Pra facilitar a vida, os vídeos são legendados com as letras das músicas, nome dos autores e intérpretes. É o céu na terra de quem gosta de se aventurar como intérprete solista vocal!

E minha surpresa foi maior ainda quando descobri que conhecia o "YouTuber" dono do canal... Então, nada mais justo do que divulgar esse trabalho que ajuda a difundir a cultura Gaúcha, espalhando pelos quatro cantos do planeta a música nativista!

Conheça um pouco da história do canal através da entrevista com.seu idealizador Thiago Ferreira.

Gralha Azul Cultural: Quando iniciou o canal no YouTube?
Thiago Ferreira: Para ser bem exato, comecei no dia 26 de fevereiro de 2015, mês que vem completará 3 anos.

GAC: O que motivou a dar início ao projeto?
T. F.: Sempre gostei muito de música gaúcha, da cultura, no geral; as ouvia desde criança. Conheci os festivais no ano de 2001, ouvia os que eram mais acessíveis, como aquele tempo não tinha acesso à tanta música como a gente tem hoje, com internet e afins, era escasso o meu acervo. Mas o que me motivou mesmo, foi pela importância de reconhecer essa preciosidade que o sul carrrega. Sempre me perguntava de quem era tal letra, quem produziu tal melodia, quem foi o primeiro intérprete de tal canção... foi quando resolvi expor isso na internet. Busquei o YouTube porque era uma forma fácil de apresentar isso pra o povo que gosta, sem contar que sentia carência em muitos vídeos postados, na falta de destacar os compositores da música (coisa que sempre prezo nos vídeos, o destaque dos "pais" da composição). Começou com um simples hobbie, ganhou corpo, e hoje a satisfação é grande pelo público que alcançou.Nunca quis me promover com esse canal, apenas deixar mais acessível a cultura e música de qualidade para o público que, apesar de não ser um público gigante, é fiel; público esse que faço parte.

GAC: Quantas músicas o acervo possui?
T. F.: Na data de hoje (09/01/2018), temos 2340 vídeos no canal.

GAC: Quantos inscritos tem o canal?
T. F.: 10.059 inscritos.

GAC: Qual a periodicidade em que o canal é atualizado?
T. F.: Como é um prazer imenso colocar música boa lá, o canal é atualizado quase que diariamente.

GAC: Você tem colaboradores no canal?
T. F.: Temos muitos colaboradores, com o tempo acabamos ganhando amizade de muitos poetas, letristas, músicos e admiradores do canal. O que não falta, hoje, são letras, músicas e gente ajudando.

GAC: É necessário uma permissão para reproduzir as obras?
T. F.: Eu considero o canal como uma colaboração com os compositores e intérpretes, estamos levando a cultura adiante, acrescentando uma média de 7000 "plays" por dia. Antes corríamos atrás de festivais para poder postar música, hoje eles vem falar com a gente, tá bonito e espero que cresça, ainda, muito mais.

Thiago Ferreira e Vanessa Biezus idealizadores do Canal 
Contato:
Thiago Ferreira
Facebook: https://www.facebook.com/thiago.ferreira.771


Nenhum comentário:

Postar um comentário