segunda-feira, 2 de junho de 2014

Com a Palavra... Lucas Henrique Xavier

Olá meus amigos Tradicionalistas...

Mais uma vez trago um exemplo a ser seguido. Alguns já me perguntaram:  "Por que dedicar tanto tempo a este tal tradicionalismo? A estes ensaios exaustivos, a estes concursos, a estes estudos que não acrescentam em nada?"
Como assim??? Conhecimento e Cultura nos acompanham toda vida, e vão conosco para o além-mundo!
Pra que? Eu respondo... vamos abrir os olhos para nossa realidade, vamos ser práticos.... o nosso mundo anda perdido em sonhos capitalistas, onde o TER esmaga cruelmente o SER.
E Tradicionalismo, é um refúgio, uma ilha de boas atitudes, boas amizades, bons costumes, onde meninas e meninos, crianças e adultos, reaprendem a viver cordialmente, aprendem que respeito é bom, que educação é um pilar, que amor ao próximo e ao chão que se nasce é sustentação, e que a Família ( hoje tão banalizada) é a base, a estrutura.
Eu me dedico a este "mundo" porque vejo nele o futuro dos meus filhos, como pessoas de bem!!! Vejo um horizonte cultural, vejo desenvolvimento pessoal, pessoas superando medos e angustias, descobrindo talentos antes escondidos sem palcos para serem revelados, vejo conhecimento adquirido, vejo uma série de valores resgatados...

Hoje trago a vocês ( muito feliz e honrada) a entrevista com Lucas Henrique Xavier, o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.
Com muito trabalho e determinação, e com um grande apoio, ele conseguiu o que é o sonho de muitos peões pelo Rio Grande do Sul, e quem sabe de outros estados!!!
Sem trabalho não há sucesso.... então vamos conhecer um pouco deste rapaz que hoje representa o Rio Grande do Sul!

Blog DC: Gostaria de saber, Lucas, pra você o que representa ser Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul?
Lucas: Poder ter a oportunidade de ser o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul é algo extremamente gratificante, pois é a recompensa de todo um trabalho que você desenvolveu durante anos na gestão interna como também na gestão regional, tudo isto em prol do tradicionalismo, também é um cargo onde cabe a nós que atuamos ativamente neste meio, levar a diante, enaltecer a nossa cultura, os nossos usos e costumes, a nossa tradição que é o nosso maior patrimônio cultural, um legado dos nossos antepassados que lutaram em guerras, revoluções, para defenderem o nosso povo a nossa terra, e hoje por conseqüência disto nós sermos um povo de garra, um povo autentico, que muito se orgulha e também até se emociona ao entoar o Hino Rio-Grandense, e acima de tudo fala com muito gosto que realmente somos do sul, enfim para mim, ser peão representa todo o amor que sentimos pela nossa terra como também o orgulho que temos em sermos do sul.
Blog DC: Conte um pouco sobre sua trajetória no Movimento
Lucas: Minha participação no Movimento Tradicionalista gaúcho se deve ao fato de eu ter participado de um projeto aqui de minha cidade, Marau, o Projeto AABB Comunidade, onde neste tem vários cursos oferecidos a população jovem da cidade, eu participava do curso de dança das etnias, onde os professores (não irei citar nomes pois não lembro quais eram eles, pois como fiz vários anos de dança acabei tendo vários professores) eram do CTG, e como eu gostava bastante de dançar, fui atrás para maiores informações e a partir disso comecei a frequentar o CTG, onde estou la até hoje, fazendo este ano 8 anos que participo do CTG Felipe Portinho. Quando iniciei, somente fazia parte da dança, porém ao longo do tempo, surgiu o interesse pela declamação, e logo após também a concorrer a Guri da entidade, participei duas vezes do concurso interno, onde uma, fiquei em 2º lugar, 2º Guri do CTG FP, e na segunda vez fiquei 1º Guri, onde tive a oportunidade de  ter meu primeiro contato com um concurso regional não obtendo classificação entre os três primeiros. Após também comecei a tocar gaita e também pelo fato de ter que saber a parte campeira comecei a laçar, porem este com menor freqüência porque com todos os compromissos com o CTG, parte artística/cultural, não estava dando muito bem para conciliar, mas sempre que podia, ia praticá-lo. E no ano de 2012, voltei a concorrer na entidade onde fiquei Peão Farroupilha do CTG FP, e logo após Peão Farroupilha da minha região, a 7ª Região Tradicionalista e neste ano para a felicidade de todos que me acompanharam o título de Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.
Blog DC: O que te motivou a participar destes Entreveiros Culturais?
LucasEntão, quando iniciei no CTG não sabia destes concursos, porem ao longo foi me despertando o interesse vendo estes concursos e também, foram surgindo os convites dos coordenadores de minha entidade para participar destes eventos, e quando decidi concorrer me interessei bastante em conhecer sobre o nosso Rio Grande do Sul e defender a nossa cultura, então praticamente o que me fez seguir a diante foi o meu gosto/interesse por isso.
Blog DC: O que foi mais difícil para você durante o concurso?
LucasBom, a meu ver temos que ter um cuidado com todas as provas, afinal devemos ter um bom desempenho em todas elas para não sairmos prejudicados talvez por um deslize em alguma delas, mas enfim em relação as provas, acho que não estava inseguro e com medo em nenhuma delas, pois eu tinha no pensamento de que tinha que ir lá e fazer o meu melhor, não pensando em ter que trazer um titulo, e por isso eu procurei sempre manter a calma e a tranqüilidade durante a realização de todas as provas o que me ajudou muito, e por conseqüência disso veio o resultado, mas confesso que acho que o mais difícil de tudo foi ter que esperar o resultado (risos) o nervosismo e a agonia de ter que aguardar eles anunciar e não chamarem o teu nome, mas no fim deu tudo certo e hoje estou aqui, Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul.
Blog DC: Como foi o seu preparo para o Entreveiro? Teve ajuda de sua Entidade, amigos, familiares?
Lucas:  A preparação para este entrevero foi dada a partir do concurso da entidade, onde eu juntamente com meus colegas de gestão nos reunia para estudarmos e passar as provas para o evento. E cada vez mais essa preparação foi aumentando, as horas de estudos em casa, os ensaios enfim, foram vários meses/anos de preparação, onde pude contar muito com o apoio de minha entidade, financeiramente e psicologicamente, onde a patronagem não teve medo de gastos e disponibilizou o que foi necessário, desde professores de declamação, gaita, professor para a parte escrita, prova oral, provas campeiras, enfim foi um grande investimento que foi nos dado para este concurso. Também tive muito o apoio de meus amigos e familiares e com certeza você estar cercado de pessoas que querem o teu bem, que torcem por você, fazem e fizeram a diferença, pois assim posso dizer que de certa forma nos sentimos mais seguros pelo fato de sabermos que temos os nossos amigos e familiares ao nosso lado, com certeza o apoio da família da entidade e também dos amigos é fundamental durante um evento desses, afinal sozinho não se chega a lugar algum.
Blog DC: Como Peão Farroupilha, e Tradicionalista, no que você acha que essa condição influencia em sua vida dentro e, principalmente, fora do CTG?
Lucas:  Ser uma prenda ou peão com certeza exige muito de quem esta no cargo, afinal deve obter conhecimentos e habilidades em diversas áreas, como posso citar em especial e dando maior ênfase, o fato de saber falar em publico, normalmente uma pessoa normal, as vezes não tem esse dom, de conseguir se expressar em publico, o que uma prenda e um peão deve ter, afinal até durante a realização do concurso temos a prova oral, onde sorteamos um tema de assuntos diversificados com relação a nossa cultura, quinze minutos antes de nossa apresentação e devemos criar algo para expor aos jurados e ao publico, sendo submetido a avaliação de como nós sabemos nos portar e como esta a nossa desenvoltura perante o publico, e isso, saber falar em publico auxilia muito na vida profissional de uma pessoa, desde apresentar trabalhos em uma graduação, saber expor sua opinião em uma empresa ou em outra determinada área, enfim com certeza prendas e peões obtém muito mais destaque em suas vidas profissionais, e posso me citar como exemplo, pois quando concorri pela primeira vez, não tinha experiência alguma em falar em publico, o que hoje posso dizer que superei isto pois consigo me expressar bem melhor do que antigamente. Por isso digo que pessoas que foram prenda ou peão têm muito mais chances de obter o sucesso em suas vidas.
Blog DC: E por ultimo, gostaria que pudesse deixar aqui uma mensagem para nossos peões que estão iniciando agora, como uma forma de incentivo!
Lucas:   Poder ser um dos representantes da cultura gaúcha com certeza é algo extremamente muito gratificante, afinal estamos dando valor e ênfase naquilo que os nossos bravos antepassados nos deixaram de legado, afinal foram inúmeras guerras, revoluções para defenderem o nosso povo, e hoje nós sermos este povo de virtude, que muito se orgulha em ser do sul. Também cito aqui a importância de se ter amigos durante toda esta caminhada, afinal amigos são tudo, os verdadeiros mesmo, estarão contigo desde o pior momento e sem sombra de duvidas nos melhores, e sempre estarão te apoiando e te ajudando quando você estiver pra baixo, por isso, por esses motivos é que ressalto isto, pois sem amigos não se vai a lugar algum. Sabemos, que nem tudo sempre é um mar de rosas, e sempre poderá ocorrer de haver pedras em nosso caminho, mas independente do que acontecer, e o que vier pela frente, nós sempre devemos estar prontos para tudo e seja o que for sempre devemos persistir e ir em frente, de cabeça erguida e acima de tudo com muita humildade, a humildade é um fator extremamente necessário, pois sem humildade não se chega a lugar algum. Enfim era isso, e digo que acima de tudo e de qualquer coisa, o que mais se deve ter, é muito orgulho em poder representar a nossa cultura e viver sob este modo, sob esta causa de vida, o enaltecimento das nossas origens.



Lucas, ficamos imensamente honrados e agradecidos com tua colaboração! Eu ressalto que precisamos de exemplos para dar continuidade ao maravilhoso trabalho, iniciado há tempos atrás de preservação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário