segunda-feira, 2 de junho de 2014

Com a Palavra... Eveline Rangel

Bom dia Amigos!

Bem, independente de onde vem, Tradicionalistas de FATO, são sempre alicerces de sustentação do Movimento. Tenho dito, com muita frequência, até porque acho de suma importância, que necessitamos cada dia mais de bons exemplos de comprometimento e amor a causa, para que os novos se interessem e vejam neles espelhos! Também já ressaltei varias e varias vezes que CTG não é só um mero lazer nos fins de semana e sim uma atividade que agrega Cultura, valores e conhecimento a quem se dispõe fazer parte deste universo!
Seguindo nossa trajetória, hoje contamos com a colaboração da Eveline, nossa 1ª Prenda da 1ª RT/MTG-PR. Para mostrar que a Cultural aqui no Paraná também é de fundamento!

As minhas cordiais saudações tradicionalistas a todos.
Me chamo Eveline Rangel, atualmente sou 1ª Prenda da 1ª RT do MTG - PR, mas minha trajetória no tradicionalismo inicia-se no ano de 1999, quando tinha 9 anos. 
Sempre amei dançar, e sempre quis ir ao CTG mas apenas aos 9 anos que essa vontade se concretizou. Os concursos de prenda me encantavam, aos 17 anos concorri pela primeira vez, no DTG de minha escola no qual me consagrei 1ª prenda. 
Me orgulho muito do meu inicio. Depois disso vieram dois títulos de prenda no Festival Gaúcho Estudantil, prenda do meu CTG, prenda da 5 RT MTG - RS  ... Então em agosto do ano passado mudei para o Paraná, e meu sonho de levar a tradição como um ideal de vida continua.
Hoje como 1ª prenda da 1ª RT o meu maior sonho é poder transmitir um pouco do meu conhecimento e bem representar essa região que já aprendi a gostar. 
Mas venho hoje aqui para falar também um pouco das nossas prendas, nossas flores que desabrocham a cada ano e do nosso departamento cultural. 
Muitas das pessoas que passam a frequentar  os CTGs não conhecem os departamentos e suas funções.  Só sabem quem são as prendas,por estarem de faixa ou o patrão por os receber na chegada ao CTG.
Então resolvi falar um pouquinho do que é o departamento Cultural
O departamento cultural tem a responsabilidade de ser divulgador da cultura gaúcha e paranaense, da preservação dos valores de outrora e principalmente da integração com a sociedade.
A pessoa que assume a responsabilidade de ser posteiro Cultural deve ser: criativa, humilde, dinâmica, organizada e principalmente conhecer a cultura, pois suas principais funções será: Auxiliar as prendas e peões em seus projetos e promover palestras, encontros, oficinas culturais.
O que vejo hoje acontecer é as pessoas terem a visão distorcida do que é, e o que faz um departamento cultural. 
O prendado e o departamento devem trabalhar juntos para que tudo isso funcionem, e não existir o individualismo.
Além dos Departamentos Culturais o prendado também é muito importante, pois é dele o dever de recepcionar e bem receber os visitante e autoridades em seu CTG, além de em conjunto com o departamento cultural promover eventos voltados a resgates culturais do seu CTG e de suas regiões. 
Um CTG que não tem um departamento cultural  ou um prendado atuante, é um CTG perdido na história e na tradição desses povo que nos deixou um legado, para mantermos viva as tradições, os usos e costumes e sermos conhecedores da nossa história, devemos fortalecer os nossos Departamentos Culturais para que os mesmo sejam atuantes e compromissados com a cultura acima de tudo.
Falo isso como uma prenda, que não quer ver os valores se perderem e que a  frase do hino tradicionalista do MTG- RS " Coisa linda é se ver gerações convivendo em santa paz" se torne algo comum em nossos CTGs , que o respeito e a cordialidade seja o que mova os tradicionalistas do nosso Sul brasileiro. 

Espero que tenha sido do agrado de todos.

Um abraço bem cinchado a todos.

" Posso não ser primeira prenda, mas devo ser uma prenda de primeira."

 

Ser Prenda, é dom, mas também pode ser escolha... a escolha de um caminho muitas vezes difícil e trabalhoso, mas que no final nos traz muitas gratificações! Obrigada Eveline, pela sua valorosa colaboração para nossos Tradicionalistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário