Você é um "consumidor responsável"?
Consumir de forma responsável significa consumir melhor e menos,adquirindo produtos e serviços de forma consciente, pensando nas consequências do ato para o planeta.
Tudo o que consumimos vem da natureza direta ou indiretamente. Desde a roupa que usamos,
o alimento que comemos, o transporte, a nossa casa e tudo que tem dentro dela. E
todo esse material voltará ao meio ambiente em forma de resíduos. Algumas atitudes podem
diminuir a pressão do consumo sobre o meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, garantimos
um mundo mais verde para nós e para as futuras gerações. Adotar práticas sustentáveis
faz bem para você e para o planeta.
Antes de prosseguir com a leitura, faça o teste e veja se você é um consumidor consciente:
TESTE: VOCÊ É UM CONSUMIDOR CONSCIENTE?
Consumo responsável da ÁGUA
Podemos substituir a frase "Economize água" por "use com responsabilidade".
Não precisamos "economizar" porque o preço está caro, precisamos usar com consciência para que a água não falte! Precisamos pensar coletivamente, até porque a água não está distribuída de forma igual pelo planeta, em muitos lugares ela faz muita falta.
Você já ouviu alguém falando:
- Mas, eu pago pela água, então posso usar quanto eu quiser!
Precisamos saber de duas coisas bem básicas:
1º - Você não paga pela "água".
A Água não é um produto, é um recurso natural disponível na natureza, porém para que seja consumida de forma saudável é necessário que seja tratada. Então, você paga pelo trabalho/serviço que as empresas de saneamento tem de captar a água (em poços artesianos, rios, lagos), tratar esta água e levar a água tratada até a sua casa... isso demanda tempo, são utilizados muitos produtos, são construídas inúmeras estruturas para tratar e levar a água até nossas casas, sem falar no grande número de trabalhadores necessários para executar o processo de tratamento.
2º - Você não pode usar quanto quiser!
A água é uma coisa tão comum na natureza né? Afinal dois terços da superfície do planeta Terra estão encobertos de água! Tem água em todo lugar, inclusive ela cai do céu!
Pena que apenas 2,5% de toda essa água é doce e pode ser consumida. Agora pareceu pouco? Fica pior: desses 2,5% apenas 0,03% ficam em rios e lagos, 29% são águas subterrâneas e cerca de 68% fica congelado nas geleiras das calotas polares.
Água é essencial pra vida na Terra. E se a gente não cuidar ela vai faltar sim! Não somente por causa do consumo exagerado, mas por causa das condições climáticas, do crescimento populacional, do desmatamento desordenado, entre muitos outros fatores que possam existir.
Agora vamos falar um pouquinho sobre seca e escassez
No texto Cada Gota Conta em tempos de estiagem falamos um pouco sobre o período de estiagem que o Paraná está enfrentando. A falta de chuvas fez com que os reservatórios diminuíssem drasticamente seus níveis, causando falta de abastecimento em varias cidades, em praticamente todas as regiões do estado. Para "remediar" a situação, muitas cidades estão passando por rodízios de abastecimento, ficando por até 36 horas sem água.
A estiagem pode durar até fevereiro de 2021, isso se o fenômeno natural conhecido com "La Niña" não atrapalhar, pois ele pode prolongar a falta de chuvas por mais um tempo.
META20
A Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná - lançou em agosto a campanha META20, pedindo que a população economize 20% da água consumida. Esta economia de 20% equivale a 100 milímetros de chuva. Com estes 100mm de chuva ou de economia, ganhamos um mês de reservação.
Nós já sabemos o que precisamos fazer! Bora começar a usar a água com responsabilidade?
Quanto tempo você fica no banho?
Você sabia que durante o banho a vazão do chuveiro é de aproximadamente 6 litros por minuto? Faça um cálculo simples:
6 litros por minuto X 10 minutos de banho = 60 litros de água pelo ralo.
Se diminuir o tempo do banho para 5 minutos você terá uma economia de 30 litros!
Escovar os dentes com a torneira aberta? Jamais!
Uma torneira aberta por apenas dois minutos gasta aproximadamente 13 litros de água, multiplica isso por três (que é a quantidade mínima de escovações recomendada): são 39 litros de água por dia! Se você abrir a torneira no mínimo (aquele fiozinho de água) ainda assim consome 3,5 litros de agua por escovação, já economiza bastante, mas, o ideal é fechar essa torneira e usar um copo para enxaguar a boca e a escovinha!
Economize nas descargas
Os vasos sanitários com caixa acoplada tem uma vazão de 6 litros de água, uma solução para economizar é colocar uma garrafa pet de 1 litro, cheia de areia ou pedras dentro da caixa, isso economizará um litro de água por descarga sem comprometer a funcionalidade. Outra opção é reutilizar a água da maquina de lavar e despejar co um balde.
Ninguém gosta de lavar a louça, mas, não dá pra usar a falta de água como desculpa pra não fazer essa tarefa!
O ideal é acumular a louça de duas refeições (café e almoço, lanche da tarde e jantar por exemplo). Uma torneira de pia de cozinha aberta por 15 minutos consome cerca de 120 litros, se você ensaboar as louças todas com a torneira fechada e só então enxaguá-las você economiza pelo menos 60 litros por lavagem!
A sua calçada e o seu carro não necessitam de água pra sobreviver, nós precisamos!
Lavar a calçada e o carro neste período de seca, nem pensar! Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros.
Para limpar calcadas use uma vassoura, se precisar lavar reaproveita a água da máquina de lavar roupa.
Para limpar seu carro, de preferência ao balde e panos molhados!
Lembre-se: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água, bem mais do que você usa no seu banho (que é muito mais importante que sua calçada e carro).
Você também pode prestar atenção se não existem vazamentos na sua casa
Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Aquela torneira pingando e a descarga desregulada também fazem a diferença.
É muito importante observar que essas medidas não devem ser tomadas apenas nos períodos de seca, ou nos locais afetados pela estiagem. Devemos usar a água conscientemente em qualquer época do ano, só assim vamos garantir que ela continue em abundância na natureza!
Estas informações podem ser encontradas no site da Sanepar http://site.sanepar.com.br/, lá você também pode acompanhar os níveis dos reservatórios, as noticias sobre a crise hídrica e as ações que estão sendo tomadas nesse período de estiagem.
E você, o que faz pra economizar água?
Nenhum comentário:
Postar um comentário