quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Cada Gota Conta - A Água como recurso renovável.

O que são Recursos Naturais?

Os recursos naturais são elementos extraídos da natureza para suprir as necessidades essenciais à existência da vida na Terra (isso inclui nós, seres humanos). Esses elementos são úteis no dia a dia, fornecem alimento, energia e garantem o desenvolvimento da sociedade e das diversas atividades exercidas pelo homem em seu cotidiano. E é muito importante informar que: esses recursos não estão distribuídos de forma igual no planeta, o que significa que em alguns lugares a abundância de determinados recursos e em outros não existe nenhum.

Estes recursos podem ser biológicos, minerais, hídricos e energéticos e são classificados em renováveis e não renováveis.

Recursos não renováveis

São aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta. Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir. 

Recursos Renováveis

São aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação. Contudo, a velocidade e a forma como são utilizados pelo homem são determinantes para a sua manutenção na natureza. 


A água é um recurso renovável

A água é considerada um recurso renovável devido à sua capacidade de se recompor em quantidade, principalmente pelas chuvas.

O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.

O Sol é o responsável por proporcionar energia para que o ciclo aconteça. Sua luz provoca a evaporação da água presente na superfície terrestre. Em alguns locais, no entanto, a neve e o gelo sublimam, passando do estado sólido para o vapor, pulando as fases de fusão (sólido para o líquido) e de evaporação.


 

A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, essa substância passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.

Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação. 

 

 IMPORTANTE!!!

É importante destacar que, apesar de o ciclo da água garantir que essa substância circule no meio constantemente, isso não garante que ela não vá faltar. Isso ocorre pelo fato de que o ciclo da água é complexo e pode ser afetado por diversos fatores, como o vento e o seu uso irracional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário