terça-feira, 28 de agosto de 2018

LUTO - O Tradicionalismo chora a perda do maior esteio tradicionalista


O dia 27 de agosto de 2018 ficou marcado pelo falecimento do maior esteio da Tradição Gaúcha, João Carlos D'Avila Paixão Cortes. Folclorista, pesquisador, músico, compositor, acima de tudo, Tradicionalista!
Nascido em 12 de julho de 1927, em Santana do Livramento, Paixão Cortes frequentou o Colégio Julio de Castilhos, em Porto Alegre, onde, em conjunto com amigos iniciou a estruturação do Tradicionalismo Gaúcho, organizando a 1ª Ronda Crioula, ascendendo a primeira Chama Crioula e fundando o primeiro de todos os CTG's (35 CTG).
Serviu de modelo para a Estatua do Laçador, de autoria de Antônio Caringi, símbolo oficial de Porto Alegre.

Paixão pesquisou as danças, musicas, a indumentária gaúcha, o folclore em geral, lançando diversos livros e manuais.

Seu legado, sua história, seu trabalho, dedicação e seu amor pela Cultura Gaúcha seguirão vivas em cada Prenda e Peão que levanta e defende a bandeira do tradicionalismo gaúcho.

O Governo do Rio Grande do Sul declarou luto oficial de três dias, o corpo de Paixão Cortes será velado no dia 28/08 no Palácio de Piratini, no salão Negrinho do Pastoreio, o enterro está marcado para as 18h.
 
Devemos muito a ti e agradecemos imensamente por ter nos dados algo tão nobre, uma herança tão rica: A TRADIÇÃO GAÚCHA.
Serás imortal, pois seu legado vive e arde no peito de cada Tradicionalista! Obrigado Paixão Cortes!


quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Departamento Cultural do MTG Paraná retoma as atividades da Invernada Jovem

Durante o Circuito Classificatório de Planalto, ocorrido nos dias 11 e 12 de agosto, foi realizada a posse dos membros da Invernada Jovem, que há onze anos estava desativada no Estado.
 
Conheça os integrantes da Invernada Jovem do MTG-PR 2018/2020:

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Festejos Farroupilhas - Conheça o tema dos Festejos Farroupilhas 2018 - MTG-RS


Tema dos Festejos Farroupilhas 2018

Tropeirismo - Contribuição para a formação da Identidade sul-rio-grandense

Introdução e justificativa

O Tropeirismo foi um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo gaúcho, desde os primórdios de sua ocupação europeia pelos jesuítas na região missioneira (1626) e posteriormente por paulistas, lagunistas e portugueses que se estabeleceram inicialmente nos Campos de Viamão, formando as primeiras estâncias oficiais (1732), mediante doação de sesmarias. Estas estâncias tinham principalmente duas finalidades: 1- garantir pose territorial para Portugal e 2- dar suporte e invernadeiros as tropas que vinha do Sul.

Invernada Cultural do MTG nas redes sociais

O Departamento Cultural do MTG Paraná disponibiliza canais de comunicação através das redes sociais, através dos quais podemos ter acesso a informações como data de eventos, atividades que estão em desenvolvimento, novos prendados que estão assumindo suas gestões, além de poder dar sugestões, discutir assuntos propostos pelos administradores e levantar debates relacionados a temas culturais.

Conheça as páginas da Invernada Cultural no Facebook e no Instagran clicando nas imagens:

Facebook:
https://www.facebook.com/invernadaculturalpr/

Instagran

https://www.instagram.com/invernadaculturalmtgpr/
https://www.instagram.com/invernadaculturalmtgpr/


quinta-feira, 9 de agosto de 2018

CTG Filhos do Sul de Santa Helena 12ªRT/MTG-PR realiza seu 1º Concurso de Prendas.

Em 2005 iniciavam-se as atividades do CTG Filhos do Sul, na cidade de Santa Helena , 12ªRT/MTG-PR. Com o departamento campeiro bem organizado a patronagem, decidiu investir no departamento artístico, assim, em 2017, o CTG iniciou com atividades artísticas, com a formação do grupo de danças conduzido pelos instrutores Claudio Gomes e Adriani Reuter.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

2º Concurso Flor de Campeira - Resultado

No ultimo fim de semana tivemos a realização da segunda edição do concurso Prenda Flor de Campeira, idealizado pela prenda Raiane Cruz (1ª Prenda MTG-PR 16/18, atual Mais Prendada Prenda do Rodeio de Irati 18/19).
O concurso teve cinco prendas inscritas, elas passaram por avaliação escrita, provas campeiras regulamentadas, apresentação e degustação de culinária campeira e entrevista (vivencia tradicionalista).
Os avaliadores foram:

CTG Vinte de SEtembro realizou neste fim de semana seu concurso interno de Prendas e Peões

Com inicio na sexta feira dia 03 de agosto, a primeira atividade foi a prova escrita. No sábado, 04 de agosto, foram realizadas as provas artísticas e campeiras.
Confira as fotos do evento:





























CTG Fronteira da Amizade realizará CFOR Básico.

No dia 20 de Outubro de 2018o CTG Fronteira da Amizade, União da Vitória, 17ªRT/MTG-PR realizará o CFOR Básico.
Confira a programação:



Desafio Cultural CBTG - Agosto

Folclore Gaúcho é o tema do Desafio Cultural do mês de Agosto.

O termo Folclore foi definido em 22 de agosto de 1846 (dia Internacional do Folclore) pelo escritor e antiquário inglês Willian John Thoms, e significa:
Folk = Povo
Lore = Saberes, conhecimento.
Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que existe nos mais variados povos, nas mais diversas regiões do mundo.
 A cultura popular também carrega uma sabedoria, um conjunto de conhecimentos específicos, que se organizam, geralmente, em forma de mitos (narrativas) e rituais (festas, cerimônias etc).

segunda-feira, 30 de julho de 2018

CTG Carreteando a Saudade realizou concurso interno neste fim de semana.

Os departamentos culturais do CTG Carreteando a Saudade e da 7ª RT/MTG-PR realizaram no ultimo fim de semana, 28 de julho de 2018, o concurso interno da entidade.
Após as avaliações e apresentações o novo prendado ficou assim constituído:

Prenda Flor de Campeira - Projeto de Integração entre departamento campeiro e cultural terá sua 2ª edição no próximo fim de semana

No dia 04 de agosto, a cidade de São João do Triunfo sediará a 2ª edição do concurso "Prenda Flor de Campeira".
Conheça as concorrentes:

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Desafio Cultural CBTG Julho/2018 – Medicina Campeira

O Blog Gralha Azul também está participando dos Desafios Culturais da CBTG!!! Em Julho o tema é sobre Medicina Campeira, preparamos um texto bem interessante sobre Plantas Medicinais. Confira!!!
#DesafiosCulturais #medicinacampeira 


 

 

Colher e armazenar as plantas medicinais – um processo importante na medicina campeira.

Desafios culturais - Confira o calendário de desafios Culturais da CBTG, programe-se e participe!


segunda-feira, 9 de julho de 2018

Recebi meu álbum tradicionalista!

Projeto idealizado pela prenda Fabrine Guimarães da Silveira, atual 1a Prenda Veterana do MTG-PR, o "Meu Álbum Tradicionalista" tem feito sucesso entre jovens e adultos.

Projeto Mão Amiga - o Tradicionalismo trabalhando pela solidariedade.

A prendinha Eleonora Montiel Zimmer da Silva, 2a prenda Mirim do CTG Querência Santa Mônica está a frente deste lindo projeto solidário. O projeto Mão Amiga tem como objetivo arrecadar donativos e entregá-los a entidades que deles necessitam.

CTGs realizam concursos durante o fim de semana e departamento cultural torna-se cada dia mais forte!

Os concursos de prendas e peões estão sendo realizados por todo estado. Prova de que o departamento cultural tem se fortalecido e segue em constante evolução!
Durante o último fim de semana alguns CTGs realizaram seus concursos em fase interna e outros realizaram a entrega de cargos ao novo prendado.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

CBTG lança tema do Desafio CUltural do mês de Julho - Confira:

A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga. Bem antes da chegada dos primeiros Portugueses, ela já era praticada e bem conhecida pelos Índios que habitavam o Brasil, daí o porquê de o conhecimento e a prática ser tão bem apurados por eles.

Na prática, a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente: as Plantas Medicinais, as Rezas e Simpatias. Em alguns casos, estas três formas podem ser empregadas juntas, como é o caso das benzedeiras, que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Domingo tem Concurso em União da Vitória


Encontro Nacional da Juventude já tem data marcada


Departamento Cultural do MTg Paraná publica Nota de Instrução quanto a Vivencia Tradicionalista

Na hora de montar nossas pastas de Vivência Tradicionalista surgem muitas dúvidas...
O que devo colocar? que tipo de comprovantes são necessários? Como devo organizar meus relatórios?
Pensando em esclarecer muitas dessas duvidas a atual Diretora Cultural do do MTG-PR, Aline Jasper, publicou uma Nota de Instrução sobre a Vivencia Tradicionalista. Confira:





O MTG do Rio Grande do Sul disponibiliza em seu Site um modelo de relatório: