quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Solidariedade

Podemos definir solidariedade como a união de interesses e propósitos, a cooperação entre indivíduos visando o bem do próximo.
Ser solidário não é uma obrigação, tem que ser com vontade, com desejo de ajudar, deve ter empatia com o próximo e aí então assumir essa responsabilidade.
Muita gente hoje enche os pulmões para gritar ao mundo como são solidários, distribuem meia dúzia de objetos ou materiais para promoção pessoal e esquecem do verdadeiro sentido deste sentimento.

I Concurso da Mais Prendada Prenda CTG Chaleira Preta - Guarapuava

  O 1º Concurso de Mais Prendada Prenda será realizado durante o 8º Rodeio Crioulo do CTG Chaleira Preta, que ocorrerá no dia 6 de Janeiro de 2018  em conjunto com o II Encontro Cultural da entidade.

Vamos participar e prestigiar mais esse evento cultural em nosso estado!!!

Conheça o Regulamento do Concurso:

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Regulamento Atualizado - Provas e Critérios de Avaliação


CAPITULO 7
DAS PROVAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

ARTIGO 28º - Em todas as fases do Concurso (Interna, Regional ou Estadual), constarão de provas escritas, orais e práticas.
Parágrafo I - O concurso de prendas terá as seguintes provas:

Mirim/Xiru = 100 pontos
1. Prova escrita = 26 pontos
2. Prova artística = 33 pontos
a) Escolha de 3 modalidades (5 pontos cada modalidade): Total: 15 pontos
Declamação (tema gaúcho ou paranaense);
Cantar (tema gaúcho ou paranaense);
Tocar instrumento (tema gaúcho ou paranaense);
Execução de dança folclórica tradicional gaúcha (livre escolha);

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Tese O Sentido e o Valor do Tradicionalismo - Barbosa Lessa

Na vida humana, a sociedade – mais que o indivíduo – constitui a principal força na luta pela existência. Mas, para que o grupo social funcione como unidade, é necessário que os indivíduos que o compõem possuam modos de agir e de pensar coletivamente. Isto é conseguido através da “herança social” ou da “cultura”. Graças à cultura comum, os membros de uma sociedade possuem a unidade psicológica que lhes permite viverem em conjunto, com um mínimo de confusão. A cultura, assim, tem por finalidade adaptar o indivíduo não só ao seu ambiente natural, mas também ao seu lugar na sociedade. Toda a cultura inclui uma série de técnicas que ensinam ao indivíduo, desde a infância, a maneira como comportar-se na vida grupal. E graças à Tradição, essa cultura se transmite de uma geração a outra, capacitando sempre os novos indivíduos a uma pronta integração na vida em sociedade.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

CALENDÁRIO OFICIAL DO MTG-PR 2018

Atendendo ao que dispõe o Regulamento Geral em seu Artigo 51 divulgamos o Calendário Oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho - PR para o Ano de 2018,
1 – Concurso de Prendas e Peões Birivas do MTG-PR a ser realizado nos dias 19 a 21 de janeiro de 2018.

2 - CONGRESSO TRADICIONALISTA DO MTG-PR.
O CONGRESSO DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO PARANÁ – MTG PR e Assembléia Geral será realizado nos dias 20 e 21 de Janeiro de 2018, na 4ª RT,
3 - FESTIVAL PARANAENSE DE ARTE E TRADIÇÃO - FEPART
Será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro de 2018
4 - ENCONTRO ESTADUAL DE SELEÇÕES CAMPEIRAS
Será realizado nos dias 06 a 09 de Dezembro de 2018.

Observação
1 - Ficam vetadas quaisquer promoções oficiais dos CTGs e RTs nas datas fixadas.
2 - Na impossibilidade da realização dos eventos oficiais do MTG-PR nas datas determinadas, poderá o MTG-PR prorrogar até 60 dias, no máximo.
3 - Em caso de mudança das datas definitivas ficam os CTGs ou entidades Regionais filiadas ao MTG-PR liberadas para efetuar eventos já agendados em calendário Regionais em conjunto com os oficiais.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Muito além das conquistas, uma história de coragem, comprometimento e amor ao Tradicionalismo.

Em 2014, iniciava-se para estes valorosos Peões e Prendas, uma trajetória de muito trabalho, esforço, dedicação e conquistas. 
Claro que não podemos resumir suas vivências tradicionalistas a apenas dois anos. Muitos deles tem sua vida escrita e entrelaçada na própria história do tradicionalismo gaúcho no Paraná. Alguns, gaúchos de sangue, outros gaúchos de alma, mas todos com o mesmo propósito, cultuar, transmitir e engrandecer o Tradicionalismo.
Durante o caminho, cada um deles passou por dificuldades, por provações, muito provavelmente, receberam alguma forma de descrédito ou desestimulo, encontraram portas fechadas, e tiveram que repensar ações... mas, firmes em seu objetivo, desistir não estava nos planos. 
E lá se foram: concurso interno, concurso regional, concurso estadual.
Muita leitura e estudo, muitos projetos culturais e sociais desenvolvidos, muitas noites mal dormidas preparando pastas de vivência, artesanatos e lembrancinhas. Muito planejamento, desde a montagem da mesa até a escolha das musicas, poesias ou provas que iriam apresentar. Muita ansiedade, imaginando como será?
Mas, também, colheram frutos bons, maduros e doces!
Em cada etapa, o sentimento de dever cumprido. Em cada projeto realizado, a sensação de estar ajudando o próximo, incentivando a solidariedade. Em cada página escrita em suas pastas de vivência, memórias que perdurarão por toda vida, lembranças de momentos de amizade, companheirismo, felicidade.
Enfim, chegaram lá! Ao Concurso Nacional de Prendas e Peões.
Mais uma página em sua história, mais um momento bom para recordar. 
Nosso estado estava muito bem representado! Uma comitiva de peso, com preparo e competência, que foi lá e fez! Deram seu melhor e conquistaram boas colocações. 
Mas este texto, não é para parabenizar pelas faixas e bótons conquistados.

(???)

É para agradecer!
Sim! Agradecer a vocês, Prendas e Peões, por terem representado nosso Estado, muito além disso, por ter representado cada tradicionalista paranaense, por terem carregado o peso em suas faixas e bótons de centenas de prendas e peões que durante os dias do concurso, de alguma forma, estavam torcendo e orando por vocês.
Vocês representam cada um de nós, que quer manter viva a chama e o amor a Tradição Gaúcha, nós vemos em vocês exemplos a serem seguidos, não só de Prendas e Peões, mas exemplos de seres humanos, exemplos de dedicação, solidariedade, perseverança, paixão, amor ao tradicionalismo, e tantas outras qualidades que poderíamos listar aqui.
Estamos aqui para dizer que o Paraná Gaúcho se orgulha de ter sido representado por vocês!

Obrigado!
Caroline Pankievicz - Diretora Cultural MTG-PR
 Danieli Cristine do Oliveira - 3ª Prenda Veterana CBTG
Rosenara Menezes da Silva - 2ª Prenda Veterana MTG-PR
Raiane Wisniewski da Cruz - 1ª Prenda MTG - PR
Ana Cristine Bittencourt - 3ª Prenda CBTG
Gabriela Oliveira Silva - 2ª Prenda Juvenil CBTG
Arthur Lamim Bortoluzi - 2º Peão Mirim CBTG
Murilo Padilha - 1º Peão Mirim MTG-PR
Lavínia Lesniowski Schlichting - 1ª Prenda Mirim MTG-PR
Maria Gabriely Bonfim Grube - 2ª Prenda Mirim MTG-PR

Delegação Paranaense presente no Concurso Nacional de Prendas e Peões - Um agradecimento especial ao pequeno Bernardo, o peão mais fofo do Brasil!