sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Por uma causa importante

No mês de Outubro, o Blog Gralha Azul traz um texto que foge um pouco ao tema proposto, mas, que com certeza é de grande valia para todos nós.


O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

O câncer de mama, acomete cerca de 50 mil mulheres a cada ano (INCA). 

Durante o mês de outubro, diversas entidades, empresas, publicas ou privadas, buscam aderir ao movimento, reforçando a ideia de prevenção e conscientização. Com gestos simples como a decoração, a iluminação rosa (famosa em pontos turísticos), ou com as palestras e até realização de exames gratuitos, são atividades comuns durante este mês.

Nada mais justo, que o Tradicionalismo, CTG's e afins, como entidades sociais que são, também entrar nessa corrente do bem, e se preocupar com suas prendas, e por que não com toda a sociedade!


Entenda o Câncer de Mama:

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Fatores de Risco




Fique atenta aos sinais:


Detecção Precoce - Maiores chances de cura!

A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura.

Detecção precoce significa diagnosticar a doença o mais cedo possível, identificando casos iniciais, para aumentar as chances de cura e diminuir a agressividade do tratamento.
A detecção precoce é realizada através do rastreamento entre mulheres assintomáticas da seguinte forma:
  • Exame clínico das mamas (exame realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado). Deve ser feita de forma anual em mulheres com 40 anos ou mais.
  • Rastreamento mamográfico. Mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais.
  • Autoconhecimento ("Autoexame" das mamas). Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação.
Para mulheres de risco elevado: o que significa ter história familiar de câncer de mama em pelo menos um parente de primeiro grau antes dos 50 anos, ter história familiar de câncer de mama bilateral ou de ovário em qualquer idade, ter história familiar de câncer de mama masculino e ter diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ.
A recomendação é realizar exame clínico das mamas e mamografia anualmente a partir dos 35 anos de idade.



 Está lançada a proposta!!!