domingo, 28 de junho de 2015

Resgatando o Concurso da Mais Prendada Prenda do rodeio de Irati

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, a cidade de Irati, estará sediando a 3ª etapa classificatória do FEPART!!! Dentro de um dos rodeios - que este ano promete ser o melhor do estado - a Diretora Artística Geomara Kavilhuka propôs realizar o concurso da Mais Prendada Prenda do rodeio de Irati.

Até hoje, tivemos informações de que já existem seis prendas inscritas, e as prendas que se interessarem, as inscrições ainda vão até dia 01 de julho!!!

Confira o regulamento e informações:




REGULAMENTO - MAIS PRENDADA PRENDA DO 27º RODEIO DE INTEGRAÇÃO CIDADE DE IRATI – 6ª RT DEPARTAMENTO CULTURAL MTG – PR I – É necessário ser filiada a uma Entidade Tradicionalista, não podendo ser prenda Regional, Estadual ou da CBTG, e a entidade deve estar devidamente em dia e regular com o MTG do seu estado. II- Cada entidade poderá inscrever até 03 (três) candidatas, com idade mínima de 15 anos. III – O Julgamento será realizado por 01 (uma) comissões de 03 (três) integrantes, escolhidos entre pessoas de reconhecida competência no meio Tradicionalista. IV – A vencedora será detentora do título de “MAIS PRENDADA PRENDA DO 27º RODEIO DE INTEGRAÇÃO CIDADE DE IRATI – 6ª RT 2015/2016” até o próximo Rodeio, onde entregará a faixa a sua sucessora. V – As concorrentes, satisfeitas as exigências do regulamento do concurso, deverão estar aptas a responder perguntas e/ou dissertar sobre questões, que versarão sobre: Tradição, Tradicionalismo e Folclore do Rio Grande do Sul, História e Geografia do Paraná e Rio Grande do Sul e da Cidade de Irati. VI – As inscrições deverão ser encaminhadas via email geomarakavilhuka@hotmail.com.br ou pelo Facebook Geomara Kavilhuka (inbox) até o dia 01 de julho de 2015. VII – As Comissões Julgadoras concederão pontos de acordo com os seguintes itens: 1) Prova Escrita - 40 pontos a) História do Rio Grande do Sul, Paraná e Irati............................................18 b) Geografia do Paraná e Irati............................................................................. 5 c) Folclore, Tradição e Tradicionalismo...........................................................15 d) Atualidades.........................................................................................................2
2) Prova Artística - 40 pontos a) Declamar, Tocar, Cantar ou Contar uma Lenda........................................10 b)Dança de projeção folclórica ou Prova Campeira( pelagem ou encilha)...................................................................................................................05 c) Dança de Salão...................................................................................................5 d) Culinária.............................................................................................................10 e) Artesanato..........................................................................................................10 3) DESENVOLTURA E EXPRESSÃO - 10 pontos
4)VIVENCIA - 10 pontos. - Neste item, não será obrigatório a apresentação da Pasta de Vivência, pois será feita apenas uma apresentação oral, de curta duração: no máximo 10min. - Entendemos que, por ser um Concurso de um "Evento", não cabe aqui avaliar de forma intensa a Vivência, como é feito nos concursos Internos. VIII – Será necessária a apresentação da carteirinha ou documento com foto. IX – O Resultado será divulgado no mesmo dia, ou no máximo, no domingo pela manhã – de acordo com o andamento do concurso e do evento. X – Todas as concorrentes receberão um Certificado de Participação. Regulamento escrito por Débora Saldanha da Cruz – Diretora Cultural do MTG/PR Adaptação e responsável pelo concurso – Geomara Kavilhuka – Diretora Artística da 6ª RT MTG/PR Informações: via email geomarakailhuka@gmail.com ; Facebook: Geomara Kavilhuka (inbox) ou celular 42 8826 6194 (wathsapp)



Seminário reúne tradicionalistas em Guarapuava visando fortalecer o Departamento Cultural no MTG-PR

O primeiro passo foi dado!!!

Guarapuava sediou no dia 27/06/2015, junto ao o Painel de Danças de Salão, um Seminário Cultural, que reuniu prendas e peões de várias regiões do Estado. O objetivo? Principalmente revisar nosso regulamento cultural, mas, mais importante, unir forças para resgatar, revitalizar e fortalecer nosso Departamento Cultural!!!

Depois da abertura, comandada pelo nosso querido Tio Osvaldo Martins, e as palavras do Patrão do MTG-PR Rogério Pankievicz, da 1ª Prenda Aline Jasper, e da recém empossada diretora cultural Débora Saldanha da Cruz, cada participante teve oportunidade de compartilhar suas ideias e ideais diante de todos os presentes, onde puderam demonstrar seu interesse, e comprometeram-se a trabalhar duro pela causa tradicionalista.

Agora com total apoio do MTG-PR, a Invernada Cultural tem tudo para se reerguer!

Vamos trabalhar juntos em prol da Cultura!!!

Como o conteúdo é muito extenso, alguns ajustes finais, serão feitos no dia 01 de agosto, na cidade de Cascavel, mas, a mudança já começou!

O Departamento Cultural, antes, composto apenas pelo Diretor Cultural e seu diretor adjunto, agora conta com uma equipe de  apoio! Foram criados cargos atrelados a diretoria, para facilitar o trabalho desta. Assim, teremos responsáveis por áreas como Artesanato, Culinária, Pilchas, Concurso de prendas e Peões, entre outras que detalharemos em breve.

Agora é botar a mão na massa e trabalhar pelo nosso departamento cultural!!!

Confira algumas fotos do evento:





Esforços vem dando resultado na 12ªRT/ MTG-PR!

No dia 31/05/2015, nas dependências do CTG Charrua, em Foz do Iguaçu, sob a responsabilidade e organização da 2ª Prenda do MTG-PR Carolina Piatzchaki (gestão 2014/2016), realizou-se o 1º Painel Cultural da 12ª Região Tradicionalista.

O painel, foi elaborado pensando nos tradicionalistas que pretendem encarar a maratona dos concursos de prendas e peões, na fase regional, que será realizado dentro de alguns dias, bem como aqueles que ainda se arriscarão na fase interna no ano seguinte.

No painel foram abordadas as questões éticas referentes aos peões e prendas, bem como suas funções, obrigações, a importância de seus cargos, qual a conduta esperada dos mesmos e tudo o mais que compete ao prendado.

Sentindo a necessidade de esclarecer melhor o "sistema" dos concursos, o painel abordou especificamente cada ponto de sua estrutura, cada item avaliado, com a abordagem perante o regulamento e as planilhas. Os participantes também puderam ter dicas de como executar cada tarefa, da melhor maneira possível. Alem da demostração de projetos, pastas de vivências e pesquisas históricas, houve a montagem e composição da mesa dos candidatos com as coisas que devem e que não devem conter.

Sobre o conteúdo do painel, Carolina comenta: " isso não está escrito em lugar algum: como se deve e não se deve fazer as coisas. Mas, baseada nos meus anos de tradicionalismo, nos concursos que já participei e avaliei, resolvi montar o material e fazer as recomendações que serão seguidas no nosso regional desse ano".

Assim o painel, com certeza, facilitará a compreensão dos concorrentes deste nosso mundo cultural!!!






quinta-feira, 25 de junho de 2015

"... Eu sei que não vou morrer..."



"Eu sei que não vou morrer
Por que de mim vai ficar
O mundo que eu construí
O meu Rio Grande o meu lar
Campeando as próprias origens
Qualquer guri vai achar
"



Morreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, um dos expoentes da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul. O historiador e folclorista Antônio Augusto Fagundes, respeitado tanto pelo trabalho como poeta quanto de estudioso da alma e das tradições gaúchas, tinha 80 anos.

Mais conhecido como Nico, nos últimos anos enfrentara uma série de problemas de saúde – um derrame, em 2000, e uma infecção que chegou a deixá-lo em coma, em 2010. O autor da célebre letra do Canto Alegretense nasceu em Alegrete em 4 de novembro de 1934 – município que homenagearia com a composição, um dos hinos da música regionalista (conheça detalhes da letra do clássico).
Chegou a Porto Alegre aos 20 anos e rapidamente se enturmou com os fundadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Inicialmente, atuou como poeta e divulgador da obra de, entre outros, Aparício Silva Rillo e Jayme Caetano Braun.

Veja o legado de Nico Fagundes na academia, na música, no cinema e na TV
Depois de formar-se advogado – Teixeirinha, Gildo de Freitas e outras personalidades ligadas à cultura regional foram seus clientes –, Nico se especializou em História do Rio Grande do Sul e fez Mestrado em Antropologia Social. Dedicou-se a pesquisar a formação, a identidade e os costumes típicos do Sul, levando-os a conhecimento do público por meio de livros, canções e, sobretudo, graças a sua atuação nos meios de comunicação.
A vida de Nico, em fotos:
Ainda na Fronteira, aos 16 anos, já trabalhava no jornal Gazeta de Alegrete, como cronista e repórter, e na Rádio Alegrete, apresentando programas humorísticos e gauchescos. Na Capital, ingressou na redação de A Hora em 1954 e, na TV Piratini, no final daquela década.
Bento Gonçalves na TV
Ampliou sua atuação para o cinema e chegou a interpretar Bento Gonçalves na minissérie global O Tempo e o Vento, exibida em 1985. Ficaria ligado para sempre como o homem à frente do programa dominical Galpão Crioulo, exibido desde 1982 pela RBS TV – e que Nico definiu, certa vez, como maior vitrina da música gauchesca.
O bordão "Gaúchos e gaúchas de todas as querências", que repetia semanalmente na televisão, tornou-se um dos mais conhecidos do gauchismo, e ajudou a tornar Nico uma das principais referências do folclore local. Com seu irmão Bagre Fagundes e com os sobrinhos Neto, Ernesto e Paulinho formou o grupo Os Fagundes, outra referência do tradicionalismo. Teve coluna semanal em Zero Hora para falar de assuntos ligados à cultura regionalista.

Tradicionalistas e amigos lamentam a morte de Nico Fagundes
Entre as suas ações para além da produção artística ou jornalística, destacam-se as fundações do Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, do qual foi diretor durante 15 anos, e a Escola Gaúcha de Folclore, de nível superior, ligada ao Instituto de Tradições e Folclore, que funcionou durante seis anos.
Em 1990, criou a Cavalgada da Paz, a mais célebre e abrangente – seus roteiros são sempre internacionais – das cavalgadas promovidas pelos tradicionalistas. "Essa ação persegue o sonho de paz entre os irmãos latino-americanos", escreveu, certa vez, em seu espaço em Zero Hora, sobre o projeto.
AVC e a volta ao Galpão Crioulo
Em 2000, o folclorista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Permaneceu no hospital para tratamento durante dois meses. Recuperou-se e voltou a apresentar o Galpão Crioulo na companhia de Neto Fagundes. Inquieto, seguiu frequentando seu escritório do bairro Santana e não abria mão de atender a alguns convites de trabalho.
Foi numa dessas ocasiões, ao participar do júri oficial da 18ª e histórica edição de retomada da Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria, que ele manifestou os primeiros sintomas de uma septicemia (infecção generalizada).
– Ele estava muito feliz de ir à Tertúlia. Achava a volta do festival tão importante que, para poder participar, reservou três dias na véspera de uma gravação no Interior – relatou, à época, sua mulher, a funcionária pública federal Ana Piagetti Fagundes.
Ana foi a terceira esposa de Nico.

Moisés Mendes: Nico é o gaúcho
Recentemente, remexendo na biblioteca de mais de 5 mil volumes do marido, encontrou 300 poemas inéditos – alguns deles anotados em guardanapos e até papel de pão. Essa descoberta valeu anos de trabalho de organização dos escritos que resultaram, em 2013, na publicação de um primeiro volume chamado Águas da Minha Terra.
Nico deixa seis filhos,Márcia, Valéria, Alexandra, Rodrigo e Antônio Augusto Fagundes Filho, do primeiro casamento, com Marlene Nahas e André, do segundo casamento com Ana Luisa Fagundes. Seu testamento fica com eles e toda a família do tradicionalismo, a quem fez questão de agradecer e exaltar nos últimos versos de sua criação mais conhecida:

"E na hora derradeira que eu mereça
ver o sol alegretense entardecer
como os potros vou virar minha cabeça
para os pagos no momento de morrer.
E nos olhos vou levar o encantamento
desta terra que eu amei com devoção
cada verso que componho é o pagamento
de uma dívida de amor e gratidão."


fonte: http://clicrbs.com.br
 

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Hino do Rio Grande do Sul



Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o Vinte de Setembro
O precursor da liberdade.

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra
De modelo a toda terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra


O Hino Rio-Grandense é o hino oficial da República do Rio Grande do Sul. Tem letra de Francisco Pinto da Fontoura (mais conhecido na época como "Chiquinho da Vovó"), música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.
Oficialmente existe o registro de três letras diferentes para o hino, desde os tempos da Revolução Farroupilha até aos nossos dias, até que finalmente foi resolvido por uma comissão abalizada qual seria a versão oficial, pouco antes dos festejos do Centenário da Revolução Farroupilha.





Em 1966, durante o Regime Militar a segunda estrofe foi retirada oficialmente.
Entre nós reviva Atenas
para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na glória
e na virtude, romanos

Buscando semeadores...

A União faz a força, e nós queremos fortalecer o departamento cultural do nosso estado... por isso o Blog Gralha Azul Cultural, está buscando parceiros!!!

Pra começar e entender um pouco sobre nós: o blog foi uma iniciativa pessoal, da invernada cultural do CTG Desgarrados do Pago, criado no início de 2014, com o intuito de ajudar os "novos tradicionalistas" a entender melhor a Invernada Cultural e suas funções, atividades, etc, além de oferecer material para estudo, dicas e outras "cositas mas"... Resolvemos, então, transformá-lo em algo maior, quem sabe abrangendo todo o estado!!!

Vamos tentar dar a devida divulgação e incentivo para a Cultura no Paraná!!!

Pensando em expandir horizontes, nós do Gralha Azul Cultural, estamos procurando novos semeadores, para enriquecer nosso conteúdo!

Por isso, estamos lançando um pequeno concurso cultural, que vai escolher representantes regionais do nosso Blog!!!

Participe!!!



Concurso Cultural “Semeadores”


Regulamento:

ARTIGO 1º – o Concurso Cultural Semeadores – Blog Gralha Azul Cultural – será regido por este regulamento.

ARTIGO 2º – O Concurso terá por objetivos:
I – Aproveitar a capacidade criativa e vivencia inerente aos tradicionalistas, focando na divulgação do Movimento Cultural no Paraná;
II – Incentivar a pesquisa, busca por conhecimento, o interesse pelo Tradicionalismo, a divulgação dos fatos culturais pelo estado;
III – Dar oportunidade para todas as regiões e/ou entidades divulgarem seu trabalho cultural através do blog;
IV – Promover através do Blog cada entidade ou região que se empenhe em levar a diante a Cultura em nosso estado, dando seu devido espaço e valor.

Requisitos para os candidatos

ARTIGO 3º – poderão participar deste Concurso Cultural os candidatos que satisfaçam os seguintes requisitos:
I – Estar devidamente filiado a uma entidade tradicionalista do MTG Paraná;
II – Ter idade igual ou superior a 14 anos de idade;
III – Não é necessário ser profissional da área de jornalismo/publicidade;
IV – Ter disponibilidade para cobrir eventos culturais em sua região, e publicar textos e reportagens frequentemente.

Categorias:

ARTIGO 4º – O concurso será divido em cinco “regiões”:
I – Representante das regiões Norte/ Noroeste;
II – Representante da Região Central;
III – Representante da Região Oeste;
IV – Representante das Regiões Sul/ Sudeste;
V – Representante da região Metropolitana de Curitiba.

Das Etapas:

ARTIGO 4º – O Concurso Cultural será dividido em duas fases:

1ª Fase: Inscrição e envio de material para os editores do blog; nesta fase os candidatos deverão enviar material jornalístico, estes serão analisados pela comissão avaliadora a ser definida. De onde serão escolhidas 03 (três) matérias, de cada categoria.
2ª Fase: as três melhores matérias enviadas de cada região, serão publicadas e votadas pelo público através de enquete.

Das Inscrições:

ARTIGO 5º – as inscrições deverão ser feitas através da ficha em anexo, no período entre os dias 23 de junho até dia 15 de julho de 2015, através do e-mail dpculturalpr@gmail.com .

ARTIGO 6º – Cada candidato poderá concorrer com apenas uma matéria, podendo ser escolhida entre cobertura de evento, entrevistas, artigos, etc;

Comissão Avaliadora
ARTIGO 7º – A comissão avaliadora será composta por personalidades de reconhecida competência dentro do Tradicionalismo gaúcho no Paraná, a ser divulgado em data posterior a esse regulamento;

Divulgação e resultados

ARTIGO 8º – O resultado da primeira fase será divulgado no dia 20 de julho no blog e demais redes sociais; A Segunda fase, de votação através de enquete, iniciará no dia 21 de julho de 2015, havendo três dias de votação para cada categoria.

Da premiação:

ARTIGO 9º – A premiação se dará da seguinte forma:

I – de acordo com a votação serão instituídos 1º, 2º e 3º lugares;
II – O primeiro colocado de cada categoria, automaticamente integrará o Blog, podendo publicar textos e reportagens, representando a sua região, além de receber um prêmio simbólico especial pela participação;
III – Os três primeiros colocados receberão certificado de participação;



Cronograma:

I – 23/07/2015 – Inicio das Inscrições;
II – 15/07/2015 – Término do período de inscrições;
III – 20/07/2015 – resultado da primeira fase;
IV – 21/07/2015 – Divulgação dos primeiros colocados da Categoria Norte/Nordeste e Região Central;
V – 24/07/2015 - Divulgação dos primeiros colocados da Categoria Região Oeste e Regiões Sul/ Sudoeste;
VI – 27/07/2015 - Divulgação dos primeiros colocados da Categoria Região Metropolitana de Curitiba;
VII – 01/08/2015 - Divulgação do resultado final.






FICHA DE INSCRIÇÃO - copie e preencha todos os dados

Nome:_______________________________________________________________
Data de Nascimento:____/____/________
CTG:_______________________________________________RT:______________
Endereço:____________________________________________________________
Cidade:____________________________  CEP:______________
E-mail:______________________________________________________________
Telefone:_____________________________________________________________

Título da matéria/ reportagem/ entrevista:




*************Anexar texto e imagens no e-mail de inscrição************

Informações e dúvidas através do e-mail: dpculturalpr@gmail.com 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Um pouquinho do que aconteceu no 2º Encontro Cultural de Prendas e Peões da 1ªRT

Voltando a ativa e a todo vapor, agora com nova cara, o Blog Gralha Azul Cultural esteve presente em mais um evento da 1ªRT/MTG-PR, o 2º Encontro Cultural de Prendas e Peões, realizado no dia 13 de junho, no CTG Querência Santa Monica, em Colombo.
Tres equipes participaram, sendo duas do anfitrião Querencia Santa Monica, e uma do CTG Vinte de Setembro.
Nós do blog Gralha Azul ficamos imensamente felizes, que a sementinha plantada em 2014, com o 1º Encontro Cultural, no CTG Desgarrados do Pago, brotou e cresceu firme e forte! Que venham outros encontros como este!!!

O Encontro é focado no trabalho em equipe, pesquisa e exposição, enfatizando a união e o trabalho conjunto. Os participantes, tem a chance de buscar conhecimento, e expor, de variadas formas o que aprendeu, consigo mesmo e com os amigos!

Este ano, a novidade foi a instituição de um tema para a base de pesquisas: Erva Mate e Pinhão.

As equipes empenharam-se e trouxeram apresentações que encantaram todos os sentidos! Deliciosos pratos culinários, artesanatos belíssimos, musica e teatro compuseram as exposições, abrilhantando ainda mais o encontro.

Confira algumas imagens do evento!









segunda-feira, 15 de junho de 2015

Encontro Cultural+Encontro de Intérpretes Vocais+Painel de Individuais

O MTG-PR convida a toda comunidade tradicionalista paranaense a participar do 
Painel de Danças Gaúchas de Salão ministrado pelo Sr. Osvaldo Martins, Diretor do Depto Artístico/Cultural, Iara Grando Martins Diretora das Danças Gaúchas de Salão, e Roselaine Sabadin e Paulo Celso Nogueira, Avaliadores da modalidade.O 1° Encontro de Intérpretes Vocais ministrado pelo Diretor das modalidades Individuais de Música Andre Oliveira;Os eventos ocorrerão no dia 27 de Junho em paralelo com a Reunião Técnica do Depto Artístico/Cultural.
Início da Reunião: 14 Hrs
Início do 1° Encontro de Intérpretes Vocais: 16 Hrs
Início do Painel de Danças Gaúchas de Salão: 17h30min
Previsão de Encerramento:20 Hrs (Com Jantar)