segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

3ª Edição da Mateada Cultural do CTG Fronteira da Amizade foi marcada pela integração e valorização cultural.


O CTG Fronteira da Amizade de União da Vitória (17ªRT) realizou neste fim de semana (17 e 18/02) a 3ª Mateada Cultural, um evento educativo com propósito de difundir e valorizar a Cultura Gaúcha, com a realização de varias atividades culturais ao longo do dia.

Cerca de 50 tradicionalistas prestigiaram o evento, muitos deles vindos de outras cidades e Regiões, como foi o caso da comitiva da 6ªRT (São Mateus do Sul), 1ªRT (integrantes do CTG Vinte de Setembro), também tivemos participantes do CTG Sinuelo dos Tropeiros de General Carneiro e CTG Os Birivas de União da Vitória.
Durante a Mateada, foram ministrada palestras com temáticas variadas voltadas ao Tradicionalismo Gaúcho, e também foi realizada a 1ª Mostra Cultural de Artesanato e Culinária Gaúcha, onde as prendas colocaram a exposição seus trabalhos manuais e dotes culinários.
A Mateada Cultural está se consolidando no calendário de eventos do CTG, o projeto elaborado pelos tradicionalistas Luana Klein Burtet e Kevyn Klein está em sua 3ª edição, e graças ao apoio da patronagem da entidade o trabalho vem crescendo a cada ano e tomando maiores proporções em numero de participantes e qualidade das atividades.
Além da aprendizagem, a integração entre os tradicionalistas foi muito importante, ao final do evento, todos puderam interagir, trocar informações e ideias, afinal, precisamos de um trabalho árduo e principalmente em conjunto, para valorizar ainda mais o Departamento Cultural.

Palestrantes reconhecidos no tradicionalismo abordaram temas como Tropeirismo e Elaboração de Projetos:


Kevyn Klein, 1º Peão do MTG-PR, falou sobre " A Contribuição do Labor Campestre para a formação do Movimento Tradicionalista Gaúcho"


Natalia Lorenzi de Souza 1ª Prenda da CBTG falou sobre exemplos e elaboração de projetos.


O 1º Peão da CBTG Victor A. Parmeggiani discorreu sobre o tema Tropeirismo no Brasil.

Thais Dutra, 1ª Prenda Veterana da CBTG gestão 15/17 falou sobre o tema de seu livro (lançado em 2017): A Vida de Anita Garibaldi sob um olhar feminino.


No sábado anterior a Mateada, o CTG que se prepara para o concurso interno de prendas e peões, ofereceu aos participantes uma palestra com temas voltados aos deveres e funções do prendado e também regulamento para concursos, ministrada pelos Peões Kevyn Klein (1º Peão do MTG-PR) e Victor A. Parmeggiani (1º Peão da CBTG) e as prendas Natalia Lorenzi de Souza (1ª Prenda CBTG) e Thais Dutra (1ª Prenda Veterana CBTG 15/17).


42 anos de tradição e cultura em União da Vitória

No dia 14 de fevereiro, a patronagem do CTG Fronteira da Amizade preparou uma singela comemoração para comemorar os 42 anos da entidade. Durante a comemoração foi servido bolo, e homenagens foram prestadas, além de um lindo texto preparado pela 1ª Prenda Juvenil Giovana Joaco (filha dos atuais patrões).


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR 
Palestras realizadas no sábado, com intuito de auxiliar os concorrentes ao prendado do CTG

Luana Klein Burtet, idealizadora do evento.



Lindas exposições de artesanato foram apresentadas durante o evento

Comitiva do CTG Vinte de Setembro, ao lado dos organizadores e palestrantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário