O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
O câncer de mama, acomete cerca de 50 mil mulheres a cada ano (INCA).
Durante o mês de outubro, diversas entidades, empresas, publicas ou privadas, buscam aderir ao movimento, reforçando a ideia de prevenção e conscientização. Com gestos simples como a decoração, a iluminação rosa (famosa em pontos turísticos), ou com as palestras e até realização de exames gratuitos, são atividades comuns durante este mês.
Nada mais justo, que o Tradicionalismo, CTG's e afins, como entidades sociais que são, também entrar nessa corrente do bem, e se preocupar com suas prendas, e por que não com toda a sociedade!
Entenda o Câncer de Mama:
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fatores de Risco
Fique atenta aos sinais:
Detecção Precoce - Maiores chances de cura!
A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura.
Detecção precoce significa diagnosticar a doença o mais cedo possível, identificando casos iniciais, para aumentar as chances de cura e diminuir a agressividade do tratamento.
A detecção precoce é realizada através do rastreamento entre mulheres assintomáticas da seguinte forma:
- Exame clínico das mamas (exame realizado pelo médico ginecologista, mastologista ou profissional de saúde treinado). Deve ser feita de forma anual em mulheres com 40 anos ou mais.
- Rastreamento mamográfico. Mamografia anual para mulheres com 40 anos ou mais.
- Autoconhecimento ("Autoexame" das mamas). Deve ser realizado mensalmente, após a menstruação.
A recomendação é realizar exame clínico das mamas e mamografia anualmente a partir dos 35 anos de idade.
Está lançada a proposta!!!